sábado , 20 abril 2024
Goiás

Merece parabéns e serve de exemplo para o país: em Goiás, atos de vandalismo em supostos “protestos” serão tratados como ações criminosas e reprimidos com rigor

“Essas ações serão tratadas como criminosas”, disse o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, a respeito de atos de vandalismo praticados na Praça Cívica no final da tarde da última quinta-feira, quando encapuzados atearam fogo em pneus para impedir o tráfego de veículo em horário de rush, feriram 3 policiais e lançaram coquetel molotov em ônibus, colocando em risco a vida de passageiros e transeuntes.

“São movimentos que afrontam o direito do cidadão, vilipendiam a ordem pública, causando tumultos e transtornos”, reafirmou o vice-governador – cujo trabalho à frente da Secretaria de Segurança Pública vem sendo elogiado pela sociedade.

José Eliton também determinou ao Comando Geral da PM a abertura de procedimento de promoção por ato de bravura dos policiais que foram feridos durante atos de vandalismo. O supervisor do Comando de Policiamento da Capital (CPC), capitão Paulo de Oliveira Arraes, levou uma pedrada na testa e se submeteu a um procedimento cirúrgico. O sargento Reginaldo Alves Ribeiro sofreu queimaduras no braço. O cabo Dureis Manoel dos Santos teve o rosto queimado.

Para o secretário, os atos de quinta-feira “em momento nenhum se assemelham às manifestações legitimas e democráticas”. Segundo avalia, “estes movimentos não têm sequer identificação, autor, pauta estritamente definida e atuam fora dos limites da lei”.

“Quero deixar muito claro a posição a respeito das forças de segurança pública em Goiás: os policiais têm o nosso total apoio”, disse José Eliton. “Qualquer movimento que saia dos estritos limites permitidos pela Constituição terá reação pronta, dura e energética”, afirma. “Esta é uma determinação que será seguida pelos diversos comandos”.

O lançamento de coquetel molotov em um ônibus durante os atos de vandalismo na Praça Cívica foi um dos aspectos que mais chamou a atenção das autoridades, por conta do risco de explosão que poderia ceifar vidas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou ação imediata e apagou as chamas do veículo. As ações criminosas resultaram em lesões corporais, danos ao patrimônio público e privado, além de aliciamento de menores, sendo que dois estão apreendidos. Outros dois são maiores de idade e foram presos: Raphael de Oliveira Santiago, de 23 anos, e Pedro Henrique Linhares, de 20 anos.