terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Renegociação da dívida e situação fiscal de Goiás mostram competência de Ana Carla e transformam secretária em peça chave do Governo

Goiás hoje só vive situação financeira confortável porque o ajuste fiscal foi realizado ainda no começo de 2015, antes do agravamento da crise econômica nacional. Coube à secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, a tarefa de cortar gastos, reduzir o número de cargos e controlar com mãos de ferros os recursos de Goiás para evitar um futuro colapso financeiro.

Ana Carla enfrentou resistências e críticas dentro do próprio governo, mas com aval do governador Marconi Perillo e consciente do que estava fazendo deu sequência às ações que resultaram numa economia de quase R$ 3 bilhões em 18 meses. Goiás hoje paga os salários dos servidores em dia e consegue honrar seus compromissos. Bem diferente de estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O tempo mostrou que Ana Carla estava certa e o mês de junho veio para sacramentar a competência da secretária. Com trânsito livre em Brasília e no governo de Michel Temer, Ana Carla foi peça chave na renegociação da dívida de Goiás e dos outros estados com a União. O nome dela foi até especulado para ocupar o Ministério do Planejamento.

Na terça-feira (21), Ana Carla e Marconi voltaram ao ministério da Fazenda e acertaram com o ministro Henrique Meirelles os detalhes dos contratos de Goiás após a acordo de carência da dívida. Ana Carla Abrão afirmou que renegociação da dívida vai permitir que Goiás economize R$ 1 bilhão este ano e recursos serão direcionados para finalização de obras importantes.