sábado , 20 abril 2024
EleiçõesGoiás

Derrota para Daniel Vilela na eleição do diretório e traição de antigos aliados foram fatores decisivos para Iris Rezende abandonar a política

Na entrevista que deu ao jornalista Jackson Abrão, o ex-prefeito Iris Rezende disse que tomou a decisão de se aposentar da vida pública após a eleição de 2014, quando perdeu novamente para Marconi Perillo.

Iris disse que foram milhares de motivos que o levaram desistir da política. Jackson tentou arrancar mais detalhes, mas Iris Rezende deu uma esquivada e disse que um dia vai explicar melhor que aconteceu.

Pode até ser que a terceira derrota para Marconi tenha abalado demais a cabeça de Iris. Mas, certamente não foi a gota d’água para tirá-lo da vida pública. Iris Rezende sempre foi considerado um “animal político”, aquele que pensa o tempo todo em eleição, é rodeado por lideranças e sabe articular como poucos.

Ele era o favorito para vencer a prefeitura e liderava as pesquisas. Nos bastidores, duas causas são apontadas como cruciais para a aposentadoria do velho cacique. Primeira é a derrota para o deputado federal Daniel Vilela na eleição para presidência do PMDB. Iris comandava o partido com mãos de ferro há 30 anos e nunca achou que seria atropelado por um jovem como Daniel.

O rolo compressor do filho de Maguito sobre Iris só foi possível porque antigos aliados do ex-prefeito pularam de seu barco. Iris Rezende se sente traído por José Nelto, o próprio Maguito, Adib Elias, Pedro Chaves e outros mais antigos. Foi uma grande punhalada nas costas.

Sem o comando do PMDB, com Delegado Waldir crescendo nas pesquisas, campanha curta e repleta de novidades na legislação eleitoral e possibilidade de delações de Delta e Odebrecht e com idade avançada, restou a Iris pediu o boné e descansar.