sexta-feira , 29 março 2024
GoiâniaImprensa

Pablo Kossa continua e diz em artigo que alteração no Plano Diretor é escabrosa. Leia aqui

O jornalista Pablo Kossa segue na sua campanha contra as alterações no Plano Diretor. Ele escreveu artigo no jornal online A Redação em que desce a lenha na prefeitura e nos vereadores que aprovaram as mudanças.

Veja o artigo abaixo:

 

Goiânia está no caminho errado

Qualquer um minimamente esclarecido sabe que essa alteração do Plano Diretor de Goiânia é escabrosa. Interesses que não colaboram com a coletividade foram determinantes na votação acachapante que o Paço Municipal conseguiu na Câmara dos Vereadores. Estudantes universitários tentaram uma mobilização pela mudança, o movimento social de cunho ambiental fez a grita. Nada adiantou. O trator do Executivo foi cruel e implacável: atropelou as vozes dissonantes da população, a resistência dos vereadores que votaram contra e a honra dos eleitos do parlamento municipal que tal qual cordeirinhos se ajoelharam frente à Prefeitura. Se não ao Executivo, a outros interesses ainda menos republicanos. Vai saber.

Money talks, bullshit walks, dizem os gringos. Adaptando mais ou menos ao nosso contexto, o dinheiro manda e obedece quem tem juízo. Ou mandato. É claramente perceptível que o maior beneficiado pela alteração não é a capital, e sim o capital. Goiânia realmente é uma cidade sustentável. Sustentando a indústria automobilística, os grandes empreendimentos imobiliários, as empreiteiras, as empresas de transporte coletivo inoperantes, as igrejas… Vergonha.

A situação é tão vexatória que nenhum dos 24 vereadores que votaram em prol da proposta de alteração teve a cara de subir no púlpito e fazer a defesa. Da mesma proporção que falta vergonha, falta escrúpulo. Abaixaram a cabeça na alta. E não é uma questão de divisão entre situação e oposição. Não se trata disso. Dos que votaram a favor, temos um mix das mais diversas tendências partidárias. Da mesma forma do outro lado, dos sete que bravamente votaram pela coletividade. A divisão não é situação e oposição, ela é entre quem defende o coletivo e quem defende a grana. Cada um joga no time que mais lhe apraz. Democracia é isso aí.

A campanha iniciada pela Rádio Interativa FM #vetaprefeito e #vetaPauloGarcia, depois da sugestão do ouvinte Adsson Luz, ganhou as redes sociais. Fui um entusiasta de primeira ordem. Mas nós da rádio sabemos que o movimento é ingênuo, pois o projeto que partiu do Paço volta da Câmara para ser sancionado pelo prefeito da mesma forma que saiu. Será que todas as polêmicas de imprensa e audiências públicas na UFG e OAB não foram capazes de sugerir nada relevante ao projeto? Realmente estamos diante de um texto obra-prima! Só que não. Já estava tudo amarrado desde o início. Esse trâmite foi meramente protocolar. Pura groselha para cumprir o rito, sem a menor intenção de colher algo propositivo. Mas se a mobilização não tem poder de resolução, ao menos tem poder de constrangimento. Nesse caso, vou até o fim. Continuo queimando tudo até a última chance.

Quando o Marista estiver travado, quando a água do João Leite e Meia Ponte estiver inviável para o consumo humano, quando a região Norte da cidade estiver entulhada de indústrias, quando tiver uma baita igreja gigante e barulhenta na porta da sua casa, lembre-se desse momento da história de nossa cidade, respire fundo e se conforme: “ao menos, moro em uma cidade sustentável”.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...