sexta-feira , 19 abril 2024
EleiçõesGoiânia

“Segurança pública é tema que deve ser tratado com responsabilidade”, afirma José Eliton em artigo no DM

Em artigo publicado na edição desta terça-feira (23/08) no jornal Diário da Manhã, o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, analisa o tema da segurança pública enquanto âncora no debate que passa a movimentar as eleições municipais, e faz o alerta: “Propostas superficiais e soluções simplistas emanam com discursos de inversão desse cenário perverso: motivar o cidadão a enfrentar, com as próprias mãos, o agressor social. Esquece o sofista de mencionar a leniência da legislação que permite uma reiteração criminal superior à ordem de 80%, a ausência de investimento da União de forma vinculada aos entes federados para pasta da segurança, a ausência de uma política de inteligência integrada no âmbito nacional, a deficiência legislativa do país, as dificuldades crônicas do sistema penitenciário em todo o Brasil, a ausência de legislação protetiva da atividade policial na atuação diária, a política nacional anacrônica e atrasada em relação ao menor infrator. São todos temas distantes da competência do ente municipal, e de enfrentamento obrigatório para a construção de um sistema de segurança pública forte”.

De acordo com o vice-governador, “propostas das mais variadas possíveis, desde as absurdas às realistas, emergiram ou vão emergir desse anseio de angariar votos. Todavia, segurança pública é tema que deve ser tratado com responsabilidade, divisando-se o papel de cada ente federado no combate à criminalidade. E deve-se ter em perspectiva que não basta tratar os sintomas de uma doença, mas sim suas causas para extirpar o mal. Segurança pública não é um fim em si mesma, tampouco as propostas focadas em meras soluções repressivas, claramente orientadas à conquista do voto, serão suficientes para sanar as mazelas sistêmicas que afetam a realidade vivenciada nas ruas”.

José Eliton afirma que “por meio de ações integradas, baseadas em um diagnóstico de inteligência que direciona as operações das forças policiais, nosso estado foi o ente federado que mais gerou redução nos principais indicadores criminais no mês de julho: homicídios tiveram queda de mais de 24% e latrocínios, superior a 9%”. Segundo ele, “o nível de envolvimento dos profissionais de segurança pública no Estado de Goiás é extremamente alto. Aqui bandido não tem nome nem fama!”

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...