sábado , 20 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Ibope mostra que todos os candidatos a prefeito erraram feio ao apostar que principal preocupação do goianiense era segurança pública

saude ibope
Números da pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada nesta terça-feira

O fato que movimentou o período pré-eleitoral em Goiânia foi o fortalecimento dos candidatos ligados à Segurança e a corrida dos outros que não eram para achar um vice oriundo da Polícia Civil ou Militar. Pois bem: a pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada nesta terça-feira mostra que todos erraram feio na leitura do cenário. A principal preocupação do goianiense não é Segurança, mas saúde municipal.

De acordo com a pesquisa, para 43% da população a saúde é o principal desafio a ser enfrentado pelo próximo prefeito. Segurança vem logo atrás, com quase a metade dos pontos percentuais (23%). Fica a pergunta: qual candidato preocupou-se em montar uma plataforma de propostas convincente na Saúde para convencer o eleitorado da Capital? Praticamente nenhum.

Ouve-se Francisco Júnior (PSD) propôr a adaptação do modelo de gestão por Organizações Sociais (OS), que deu bastante certo nos hospitais públicos do Estado. Ouve-se também Vanderlan Cardoso (PSB) dizer que discorda das OS, mas apontar como solução o investimento do Programa de Saúde da Família (PSF). Fora isso, mais nada. Não há vida inteligente no debate sobre a rede municipal de Saúde em Goiânia.

Muito tempo se perdeu buscando vices ligados à Segurança. A impressão que há é a de que não se trata de uma eleição para prefeito, mas sim para delegado de polícia. Francisco buscou um vice da PM, Iris Rezende (PMDB) também. Adriana Accorsi e Waldir são delegados da Polícia Civil. Em contrapartida, não há um profissional ligado à saúde sequer nas chapas inscritas na disputa. Não que isso seja determinante, mas mostra como todos se deixaram levar pela histeria coletiva.

Quem sabe a partir de agora, com este banho de água fria, a eleição deixe de ter esse ar policialesco que, convenhamos, incomoda. Passou da hora de reconhecer que segurança não é o principal problema da cidade, e mesmo se fosse, é bom ressaltar que a repressão ao crime é atribuição do governo do Estado. E não da prefeitura.

Quem sabe a pesquisa Ibope confira mais seriedade ao debate entre candidatos.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...