quinta-feira , 28 março 2024
GoiásImprensa

O Popular diz que números da violência estão estáveis, mas gráficos desmentem manchete e mostram queda em várias modalidades de crime

O jornal O Popular traz em sua capa a manchete “Taxa de criminalidade estabiliza no Estado”. Quando se observa porém, a matéria nas páginas internas, nota-se que os gráficos mostram queda em diversas modalidades de crime.

O número de homicídios, por exemplo, vem caindo desde janeiro e agora sofreu leve aumento, oscilação considerada normal. Também é notória a queda nos índices de roubo e furto a veículos.

O começo da matéria, do jornalista Galtiery Rodrigues, é interessante. “Os números da segurança pública em Goiás, em 2016, demonstram tendência de estabilidade”, escreve o profissional. Depois, ele afirma que “os totais de ocorrências registradas vêm numa constante”.

Ou o jornalista não viu os gráficos direito ou tem má vontade. Porque em algumas modalidades, como homicídio mesmo, os números vêm caindo desde janeiro e só agora, em agosto, aumentou em relação a julho.

Portanto, não é constante, é queda mesmo.