quarta-feira , 24 abril 2024
EleiçõesGoiás

De olho em 2018: resultado das eleições fragiliza Daniel Vilela e Caiado, mas fortalece projeto de José Eliton

Apurados os votos em todos os municípios goianos e já de olho no cenário que se desenha para a eleição de 2018, a impressão que se tem é a de que a disposição das peças no tabuleiro político favoreceu o vice-governador José Eliton (PSDB) e fragilizou os dois principais nomes da oposição: o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM).

Sob comando de Daniel Vilela, o PMDB desidratou. Caiu de 57 prefeituras para 42. Ganhou municípios importantes, como Catalão e Rio Verde, mas perdeu outros como Jataí e corre o risco de ser derrotado em uma disputa que parecia ganha, na Capital. O DEM, sob a tutela de Caiado, foi reduzido à condição de nanico. Havia eleito 17 prefeitos em 2012, mas desta vez foram apenas dez. Muito pouco para quem sonha em ser governador.

José Eliton é o grande vitorioso do processo eleitoral não só por ser do PSDB, mas por ter sido o responsável pelas articulações entre partidos da base aliada em praticamente todos os municípios do Estado. O seu partido ganhou 25 prefeitos e elegeu um total de 77 – destaque para Jataí, Luziânia, Valparaíso e Porangatu. Eliton também saiu-se muito no nordeste goiano. Lá, a base elegeu todos os prefeitos.