terça-feira , 16 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Para desqualificar Instituto Serpes, Iris diz que amostra usada na pesquisa é pequena. Ou é malicioso ou nunca ouviu falar em estatística

No jornal O Popular desta segunda-feira, o candidato a prefeito Iris Rezende (PMDB) joga no lixo séculos de estudos realizados no mundo afora sobre estatística e diz que a pesquisa Serpes – que detectou empate dele com Vanderlan Cardoso (PSB) neste início de segundo turno – está provavelmente errada porque analisa uma amostra muito pequena da população.

Pesquisas têm margem de confiança de 95% na maioria dos casos. Chega-se a resultados tão confiáveis porque as amostras são elaboradas com base nos indicadores de gênero, idade, renda e escolaridade da população. A amostra representa o todo. Não é uma invenção do instituto Serpes. Testou-se esta técnica centenas de milhões de vezes antes de se adotá-la em escala comercial.

Que bom que Iris está errado. Se estivesse certo, não bastaria uma agulhada para fazer um exame de sangue. Uma colherada não seria suficiente para saber se a sopa na panela está boa. Seria mais complicado viver neste mundo.

O leitor com boa memória se lembrará que Delegado Waldir (PR) brigou com as pesquisas no primeiro turno. Dizia que eram mentirosas e que confiava que estaria na etapa final da disputa. O que se viu é que os levantamentos foram precisos ao detectar o esvaziamento da sua postulação. Brigar com o Serpes não é o caminho para vencer a eleição. Melhor é concentrar esforços em pedir votos na rua.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...