sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Goiânia chega aos 83 anos sob gerência do pior prefeito da sua história e com sérios problemas para lidar

24 de outubro de 2016. Para felicidade da maioria, esta é a última vez que Goiânia completa aniversário sob a gerência do prefeito Paulo Garcia (PT). Quando chegarmos aos 84, é provável que estejamos engajados em nos recuperar do trauma causado por quatro anos de inépcia e incompetência do PT.

Paulo administra a cidade desde que ela se tornou octogenária. Se comparada às outras capitais do País ainda é jovem, mas enfrenta problemas de uma metrópole de meio século de vida, como Salvador ou São Paulo.

O sistema de drenagem pluvial, por exemplo, está defasado. Não nos livra de enchentes. O patrimônio histórico e arquitetônico deteriorou-se e está praticamente perdido. O transporte público não recebe investimentos de grande monta desde os anos 1980. O centro da cidade está tomado pela poluição visual e jamais houve intervenções significativas para melhorar a acessibilidade ou democratizar o espaço urbano.

Antes que Goiânia chegasse aos 80, a população foi ludibriada com a promessa de que daríamos um passo à frente das outras Capitais abraçando o conceito de sustentabilidade, que surgiu na campanha de Paulo em 2012. Esta palavra mágica brotou no contexto eleitoral como a chave que levaria a cidade ao futuro.

A ideia era suplantar o obrismo tradicional por uma gestão moderna, focada na prestação de serviços e no respeito ao cidadão. Isso não aconteceu. Paulo gastou dinheiro com obras inúteis, como o túnel da avenida Araguaia que liga nada a lugar nenhum, e precarizou os serviços públicos.

O goianiense ressente-se hoje por ter acatado a sugestão do seu antecessor e eleito Paulo Garcia. Em pouco tempo, ele se transformou no prefeito com a pior avaliação da história de Goiânia. Hoje é também o pior entre todos os prefeitos de capitais brasileiras, de acordo com pesquisa Ibope/jornal Estado de S. Paulo.

O aniversário é nesta segunda, mas o presente que Goiânia espera receber só virá no dia primeiro de janeiro de 2017, quando o PT for finalmente expulso da prefeitura.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...