sábado , 20 abril 2024
GoiâniaGoiás

Presidente do Detran-GO pede mais tolerância no trânsito. “Cada cidadão precisa fazer sua parte”, diz Manoel Xavier

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1995, o Dia Mundial da Tolerância para ser comemorado sempre no dia 16 de novembro. A data é mais uma tentativa de estimular a convivência pacífica entre os povos e reduzir, especialmente, os casos de extremismos. Para o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, a situação de aplica ao trânsito.

Segundo Manoel, parte do artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, diz que “a educação deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos”, aspecto que deve ser estendido à pacificação no trânsito.

“É mais uma oportunidade para lembrar a importância do papel de cada cidadão no trânsito, seja como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. Tolerar não é apenas aceitar a presença do outro; é uma obrigação de agir em favor dela, por meio do diálogo e da cooperação. Não é questão de submissão, mas sim de respeito. De respeito ao ser humano e suas diferenças”, ressalta o presidente do Detran-GO.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil apresenta taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes – quarto pior índice na América Latina. Somente em Goiânia, as estatísticas apontam para uma morte por dia na capital. Manoel pontua que a falta de gentileza e o desrespeito à vida e ao outro são as principais causas de conflitos no trânsito.

“É bem verdade que ser tolerante nas ruas e avenidas de grandes cidades não é tarefa das mais fáceis. Boa parte dos motoristas carrega consigo o estresse do dia, os problemas familiares, a distração proporcionada pelos dispositivos móveis (celulares e tablets), além da tensão provocada pelos longos congestionamentos ocasionados pelo excesso de veículo nas ruas. Esse caldeirão está sempre na fervura, e pode virar a qualquer momento. Quando o caldo entorna, sobram discussões banais e desrespeito às leis de trânsito. E quase sempre descambam para a violência”, lamenta.

Para o presidente do Detran-GO, no trânsito, tolerância é mais que uma virtude: é uma necessidade. “Um pouco mais de calma, amor ao próximo e respeito às leis de trânsito são capazes de produzir um trânsito mais seguro. E um trânsito mais seguro é a certeza de uma sociedade melhor, mais justa e fraterna, além de ser um freio na. onda de assassinatos que acometem diariamente as ruas e estradas”, conclui.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...