quinta-feira , 25 abril 2024
GoiásNacional

Na Câmara dos Deputados, Thiago Peixoto se destaca ao lutar contra a proibição do Uber

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) foi praticamente o único parlamentar a fazer a defesa do direito de escolha do cidadão com relação à mobilidade nas grandes cidades. Comissão Geral no plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira (23) tratou sobre a polêmica entre taxistas e aplicativos como o Uber. “Temos que garantir que a sociedade possa escolher a forma como vai se locomover, se vai de Uber, de táxi ou de ônibus. Não podemos tirar das pessoas essa opção”, afirmou Thiago.

A reunião foi convocada para debater a questão e gira em torno de um Projeto de Lei de Carlos Zaratini (PT-SP) que pretende proibir o uso do Uber e de outros aplicativos e coloca o direito de operar o transporte de pessoas em carros menores somente nas mãos dos taxistas. “Sou contra essa proibição. Creio que precisamos estabelecer regras, mas não podemos virar as costas para a inovação. Regulamentar, sim. Proibir, nunca!”, destacou o parlamentar goiano.
Thiago foi o único deputado goiano a discursar em plenário e fazer a defesa do direito de escolha do cidadão. Ele também é o único goiano que compõe Grupo de Trabalho criado pela Câmara dos Deputados para tentar pacificar o tema, que deve apresentar um relatório nos próximos dias.

Mesmo com vários projetos sobre o tema tramitando na Câmara, no início do mês, o PL proibitivo de Zaratini foi desapensado dos demais e colocado para votação em plenário com pedido de urgência. Isso quer dizer que ele deixaria os demais para trás e poderia ser votado de forma definitiva primeiro. Com o alerta de Thiago Peixoto aos líderes, no entanto, o pedido foi reavaliado, o requerimento de urgência foi suspenso e o tema está sendo debatido no Grupo de Trabalho.

“Creio que é importante a sociedade tomar parte nisso. Uma decisão a respeito do direito de ir e vir nas cidades está para ser tomada aqui e muita gente não está se dando conta disso. Os taxistas são organizados e têm grupos de pressão entre os parlamentares, prova disso é a presença de uma maioria esmagadora de representantes dos taxistas na Comissão Geral. Eu não sou contra o taxista e a favor do Uber. Na verdade, sou a favor do direito de escolha do cidadão. Mesmo se for voz única falando sobre isso aqui, defenderei essa posição até o fim”, ressaltou Thiago.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...