quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Mais segurança no trânsito: Detran-GO planeja sinalizar mais 140 municípios em 2017

 

Com a conclusão dos trabalhos em Águas Lindas, Faina e Edeia, nos próximos dias, o Detran-GO encerra a etapa de 2016 do programa Goiás Sinalizado. Neste ano, 75 municípios foram beneficiados com 90.330 metros quadrados de sinalização horizontal e 327 tachões, 180 tachinhas, 342 postes e 42 placas.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o programa irá fazer uma pausa programada, devido ao período chuvoso, que impede o bom desempenho dos trabalhos. “Voltaremos no próximo ano com força total. Queremos dobrar o número de municípios atendidos”, afirma o presidente. A meta é levar a ação a 140 municípios no próximo ano.

O Código de Trânsito Brasileiro coloca a sinalização como competência dos municípios. “Sensível às dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, o governo de Goiás, por meio do Detran-GO, vem auxiliando os prefeitos com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de placas, faixas de pedestre e retenção, rotatórias e outras sinalizações que se fizerem necessária para a advertência e orientação de pedestres, ciclistas e condutores”, explica Manoel Xavier.

O trabalho de sinalização tem como pilar o plano de circulação elaborados por engenheiros. O foco central é a redução dos pontos de conflitos; adequação à velocidade da via; e o aumento da visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu quase 200 municípios, levando mais segurança ao trânsito de áreas urbanas. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja novo.