quinta-feira , 25 abril 2024
Eleições

Ensaio de aproximação política entre PMDB e PSDB entusiasma Marconi, Iris e Maguito, mas incomoda candidatos potenciais em 2018, como José Eliton e Daniel Vilela

As seguidas manifestações de cordialidade entre as principais lideranças do PSDB e do PMDB – Marconi Perillo, Iris Rezende e Maguito Vilela – começaram, finalmente, a repercutir no campo político.

De simples aproximação administrativa, as declarações e encontros dos três políticos agora são interpretadas como os primeiros passos para um futuro acordo com desdobramento nas eleições de 2018. E eles estimulam esse jogo.

Marconi e Maguito são useiros e vezeiros em elogios mútuos e fotos escancarando sorrisos largos e abraços apertados. Iris, nesta semana, disse a O Popular que pretende ter uma “relação positiva” com Marconi e comemorou, assim como o tucano, o pacto extrajudicial para encerrar as pendengas judiciais entre eles (produto do bate-boca em época de campanha).

Mas, no PSDB e no PMDB, há quem não veja com bons olhos esse, digamos assim, ensaio de aliança futura – que, na prática, é muito difícil de vir a se concretizar, mas pode ser possível, sim, por que não? E quem não está gostando disso: simples, o vice-governador José Eliton, do PSDB, e o deputado federal Daniel Vilela, do PMDB, ambos potenciais candidatos ao governo do Estado em 2018, mas sem chances nenhuma caso venha a prosperar um “acordão”.

Daniel já deu declarações, há poucos dias, repelindo com vigor o “acórdão”. Neste sábado, é a vez de José Eliton dizer, na coluna Giro, em O Popular, que a aproximação entre tucanos e peemedebistas limita-se ao campo administrativo, para o bem da população, e não deve gerar consequências políticas.

Ou seja: cada um fala de acordo com a sua própria visão de 2018. Marconi, Iris e Maguito estão incomodando – e muito.

Artigos relacionados

Eleições

Alexandre de Moraes pega Valdemar pelo bolso

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu,...

Eleições

Urnas transportadas no domingo em São Paulo fazem parte de lote substituído

O próprio vídeo divulgado pela rede bolsonarisa desmente a informação falsa. As...

Eleições

Saiba o que é feito com as urnas eletrônicas após o fim das eleições

Com o fim das eleições, que neste ano, finalizou em 30 de...

Eleições

Clique aqui e leia na íntegra o relatório do PL sobre o resultado das eleições

Em vídeo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, diz que a...