sábado , 20 abril 2024
GoiásImprensaNacional

Imprensa nacional lista “manancial de absurdos” da nova Lei Geral de Telecomunicações, que começou com um projeto de autoria de Daniel Vilela e presenteia as teles com bilhões

Os principais veículos da imprensa nacional – Folha de S.Paulo, Estadão, revista Veja e o blog O Antagonista, dentre outros – estão em campanha contra o projeto da nova Lei Geral de Telecomunicações, que ainda não foi sancionada pelo presidente Michel Temer.

A nova lei, que começou com um projeto apresentado à Câmara Federal pelo deputado Daniel Vilela, do PMDB de Goiás, presenteia as empresas brasileiras de telefonia com a doação de um patrimônio público no valor de mais de R$ 100 bilhões de reais, em troca de um “compromisso” para futuros investimentos em infraestrutura de telefonia e internet.

Veja, a seguir, alguns dos pontos do projeto incluídos no “manancial de absurdos”, como a imprensa nacional está definindo o conteúdo da nova lei:

1 – No Senado, a matéria tramitou em apenas 7 dias e foi declarada aprovada sem ser votada em plenário.

2 – A lei atual determina que as teles podem a usar as faixas de frequência por 20anos, renováveis por igual período apenas “uma única vez”. Já o texto da nova lei não traz o limite de “uma única vez”. Diz: “o prazo de vigência será de até vinte anos, prorrogável por iguais períodos”. O plural vale lucros para uma vida inteiras às empresas.

3 – Quando terminar o período de exploração, em vez de se abrir nova licitação e dar a oportunidade a outras empresas entrarem no mercado, a tele que explora aquela frequência poderá renovar a licença, independentemente de oferecer o que é melhor ou pior ao consumidor.

4 – O patrimônio que pertencia às antigas empresas públicas de telefonia e, na época da privatização, foi assumido pelas atuais companhias, mas com o compromisso de devolução até 2025, é doado às teles, em troca de um compromisso genérico de investir o valor correspondente em infraestrutura telefônica e de internet.

5 – Há itens na nova lei que, dependendo do entendimento que vier a ser aplicado, poderão extinguir a gratuidade de serviços de comunicação via internet, como o Whatsapp, que as empresas telefônicas consideram como concorrência desleal.

6 – O deputado Daniel Vilela nega, mas a interpretação de alguns artigos pode, sim, levar a uma anistia das multas aplicadas até hoje às operadoras – e não pagas – em valor superior a R$ 20 bilhões.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...