quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Iris troca antigos aliados por “forasteiros” como Alexandre Magalhães, que apoiou Vanderlan, Marcelo Ferreira, ex-subsecretário de Marconi, e Felisberto Tavares, que pediu votos para Waldir

Depois de 13 dias de espera, os antigos aliados do prefeito Iris Rezende (PMDB) sentem o gosto amargo da decepção com o anúncio dos nomes que vão ocupar as últimas secretarias vagas na prefeitura de Goiânia. Iris deixou de lado velhos companheiros e abrigou “forasteiros” que não pediram voto para ele na eleição do ano passado. A ciumeira é generalizada.

A mais recente fornada de auxiliares tem, por exemplo, Luiz Felipe Gabriel para secretaria de Comunicação. Luiz Felipe esteve alheio à campanha de Iris para prefeito e, no fim das contas, ocupou espaço que era cobiçado pelo jornalista Filemon Pereira (assessor de imprensa do prefeito) e pelo grupo político do publicitário Jorcelino Braga.

Tem também Alexandre Magalhães, que em 2014 disputou o governo do Estado pelo PSDC e fez duros ataques a Iris no primeiro turno, acusando-o, entre outras coisas, de privilegiar a Qualix, empresa de coleta de lixo, e pagar R$ 16 milhões para ela às vésperas de deixar a prefeitura. Alexandre será o presidente da Agência de Turismo e Lazer (Agetul).

O novo secretário municipal de Educação é Marcelo Ferreira da Costa, que foi superintendente executivo da Secretaria Estadual de Educação na gestão do governador Marconi Perillo (PSDB). Mais especificamente subordinado ao ex-secretário Thiago Peixoto, que deixou a pasta em 2014.

Há também Macxuwell Novais Ferreira, novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, classificado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) como “mais marconista que a primeira-dama Valéria Perillo”, e o vereador Felisberto Tavares (PR), que pediu votos para Delegado Waldir (PR) na eleição para prefeito de Goiânia.

Em detrimento ao amplo espaço dedicado aos “forasteiros”, Iris terá de conviver com a insatisfação de amigos. Jorcelino Braga, por exemplo, ficou sem um quinhão significativo na prefeitura. O PDT do vereador Paulinho Graus espera até agora – e vai continuar esperando – um convite para participar do secretariado. Entre outros exemplos.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...