sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Ex-secretário de Pedro Wilson acusa Paulo Garcia de “desmontar” a Secretaria Municipal de Trânsito e afirma que faltou “atitude” ao Ministério Público

Em artigo publicado no jornal O Popular deste sábado, o ex-titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) na gestão do ex-prefeito Pedro Wilson (2001-2004), Antenor Pinheiro, acusa o também ex-prefeito Paulo Garcia (PT) de “desmontar” a pasta que ele coordenou valendo-se de manobras “tecnocratas espertas” e com o objetivo de “reorientar os fluxos dos recursos arrecadados da aplicação de multas para o tesouro municipal”.

O processo de sucateamento, de acordo com Antenor, começou em janeiro de 2013 com a reforma administrativa que retirou da então AMT (Agência Municipal de Trânsito) o status de autarquia e a transformou em SMT, “transferindo sua organização administrativo-financeira e funcionamento operacional para a administração direta – o que fere sua condição de órgão executivo autônomo garantido por lei federal”.

Antenor, que já foi filiado ao PT, afirma que o objetivo da reforma de 2013 não foi garantir mais eficiência ao órgão de trânsito, mas reduzir-lhe competências. “Foi um jeito tecnocrata ‘esperto’ de driblar a legislação federal que regulamenta como e onde devem ser usados esses recursos, e uma forma escancarada de enfraquecer institucionalmente o órgão de trânsito”.

O ex-secretário afirma que faltaram “atitudes” do Ministério Público, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) “que impedissem a ilegal e cínica insanidade, mas também faltou mobilização dos funcionários da SMT para que evitado fosse o quadro a que chegamos”.

Antenor clama à administração do prefeito Iris Rezende (PMDB) que faça o caminho de volta e dote a SMT da autonomia que um dia teve, transformando-a outra vez em autarquia.

O blog aposta que isso não vai acontecer.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...