quarta-feira , 24 abril 2024
Goiânia

Secretariado Tabajara: apesar de dizer que não tem o direito de errar, Iris escolheu auxiliares pouco representativos e de baixíssima qualidade técnica

Nove entre dez pessoas que circulam no meio político de Goiânia concordam que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), montou um secretariado Tabajara.

Apesar de dizer que não tem o direito de errar, porque já é experiente e está no seu quarto mandato de prefeito, Iris ressuscitou políticos cujo fim havia sido decretado pelas urnas, como Célia Valadão e Samuel Almeida; prestigiou fichas-sujas como Kleber Adorno; empregou gente suspeita de corrupção, como Luiz Felipe Gabriel; e abrigou políticos que mal agregam o voto da própria família, como Rodrigo Melo e Alexandre Magalhães.

Passe a régua, leitor, e verá que a chance que Iris tem de obter sucesso com uma equipe brancaleônica como esta é pequena.

Além de escolhas fracas do ponto de vista técnico, os ungidos por Iris Rezende também desagradaram aliados históricos, que com ele caminharam na campanha eleitoral de 2016. É o caso do PDT, do vereador Paulinho Graus, do PRP, do publicitário Jorcelino Braga, e de Filemon Pereira, que esperava a Secom e recebeu, como prêmio de consolação, uma tal Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

Em alta, no Paço Municipal, estão o novo presidente da Comurg, Denes Pereira, que há até poucos dias era unha e carne com o empresário Júnior Friboi, desafeto de Iris; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Macxuwell Novais, coordenador da campanha de Vanderlan Cardoso (isso mesmo!) a prefeito em 2016; Alexandre Magalhães (Agetul), que também pediu votos para Vanderlan; e Felisberto Tavares, o novo todo-poderoso da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), que no ano passado caminhou com Delegado Waldir.

Vende-se a ideia de que, entre todos os secretários escolhidos, a grande aposta é Fátima Mrué, na Saúde, por ser uma profissional reconhecida no exterior. Cheira mal, muito mal essa história, porque nos faz lembrar o que o ex-prefeito Paulo Garcia disse quando trouxe Patrícia Veras de São Paulo para arrumar o trânsito de Goiânia na SMT, em 2013. Patrícia foi um enorme fracasso. Primeiro, porque não existem salvadores da pátria e, segundo, porque pessoas alheias ao mundo da política, como Patrícia e Fátima Mrué, raramente sobrevivem nesta selva.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...