quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Lei Municipal da Ficha Limpa é clara ao exigir que secretários apresentem certidões criminais e cíveis antes da nomeação, sob pena de nulidade do ato

A Lei Municipal da Ficha Limpa, promulgada em 2012, modificou a Lei Orgânica do Município de Goiânia e introduziu uma série de exigências para o preenchimento de cargos de confiança, comissionados e efetivos na Prefeitura de Goiânia.

Além de estabelecer vedações – casos em que a nomeação não pode ocorrer –, a lei também exige que, antes do ato de nomeação, os beneficiados apresentem uma série de certidões cíveis e criminais, emitidas pela Justiça Estadual e Justiça Federal, e também pelos Tribunais de Contas.

No caso do secretariado do prefeito Iris Rezende, essa exigência não foi cumprida. Iris ignorou as disposições da Lei Municipal da Ficha Limpa e nomeou uma parte considerável do seu secretariado sem observar a necessidade de apresentação das certidões e sem considerar também se há casos de impedimento entre os novos secretários – previstos pela lei, como, por exemplo, aqueles condenados em duas instâncias, sendo uma por colegiado de juízes.

Não é preciso ser jurista para saber que, sem cumprir o que determina a legislação municipal, as nomeações de Iris são nulas de pleno direito.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...