sexta-feira , 19 abril 2024
GoiásImprensaNacional

Mais Helvécio Cardoso: “Com reduzidíssimo tempo de TV, carimbado como candidato das forças reacionárias e dividindo o campo da direita com Bolsonaro, chances de Caiado para presidente são mínimas”

Na página 11 do Diário da Manhã, nesta terça-feira, o jornalista Helvécio Cardoso prevê que, caso venha mesmo a ser candidato a presidente, o senador Ronaldo Caiado terá “chances mínimas“ de se eleger.

“Caiado não pontua bem nas pesquisas de opinião. Está marcado como político de direita com inflexão para o campo do reacionarismo. O eleitor brasileiro, em geral, foge dos extremos ideológicos. Pode às vezes inclinar-se para a esquerda, mas nunca deixando o centro. Pode inclinar-se mais à direita, todavia permanecendo perto do centro. O centro e sua periferia imediata estão congestionados de candidatos, todos com forte apelo popular, como Geraldo Alckmin. E ali Caiado não está”, argumenta o jornalista.

Helvécio Cardoso lembra a primeira aventura presidencial de Caiado, que resultou em um fiasco eleitoral, com 0,5% dos votos, em 1989: “Da primeira vez que se candidatou à Presidência, ele tentou vender a imagem de líder valentão das classes produtoras, o homem da fala grossa que mostrou à Constituinte quem manda no Brasil quando se trata de agronegócio. A aventura de Caiado, naquela ocasião, serviu apenas para lançá-lo no mercado eleitoral goiano. Como político conservador, não agradou às assim chamadas elites. A burguesia e o latifúndio gostaram muito mais de Fernando Collor de Mello, mais sofisticado, mas antenado com as tendências da economia global”.

No final das contas, diz o jornalista, “com reduzidíssimo tempo de TV, carimbado como candidato das forças reacionárias, Caiado teria ainda que disputar a preferência dos reaças com o capitão Bolsonaro. O capitão leva sobre Caiado a vantagem de ser bem humorado, carismático, vivaz”.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...