quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

Situação do DEM em Goiás é dramática, diz ex-membro do partido: “Na maioria dos municípios, não tem nem uma casa onde se possa tomar um cafezinho”

O Jornal Opção faz, em sua última edição, uma análise da situação do DEM em Goiás, depois de mais de 20 anos sob o domínio inflexível do senador Ronaldo Caiado.

“O partido está acéfalo, sem capilaridade, sem presença na maioria das cidades. No geral, não tem nem uma casa onde se possa tomar um cafezinho”, diz um ex-membro do DEM, ouvido pelo repórter Cezar Santos.

Ele acrescenta que “o partido tem 39 diretórios municipais organizados em Goiás e 73 comissões provisórias, com 46 mil filiados. Isso dá uma mostra do desarranjo político e administrativo na sigla. Ronaldo Caiado dificulta a formação de diretórios justamente para ter maior domínio nas convenções”.

O resultado é que o DEM transformou-se em uma sigla nanica, em Goiás. “Ronaldo Caiado é presidente do DEM goiano desde que o partido foi fundado, em 2007. Aliás, ele já era presidente do antecessor, o PFL. Somando o tempo, são mais de 20 anos de comando da agremiação partidária, onde não dá vez para outras lideranças ganharem destaque”, escreve Cezar Santos. “Caiado trata o DEM como um cartório, põe o livro de ata debaixo do braço e ignora qualquer discordância. O resultado é que quem não quiser acatar e pretenda alçar voo na sigla, inevitavelmente tem de sair, o que ocorreu e continua ocorrendo. Nos últimos anos, dezenas de prefeitos deixaram o DEM e o partido acabou”.