quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Entenda porque Fátima Mrué rescindiu contrato de 480 médicos de Goiânia e caminha para ser a maior inimiga que a categoria já teve

O edital 001/2017, publicado pela prefeitura de Goiânia na última quinta-feira com o chamamento para médicos firmarem novos contratos temporários com o município, é bem mais do que um arranjo administrativo. É uma declaração de guerra aos médicos, que tem potencial para transformar a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, na maior inimiga que a categoria já teve.

Primeiro, é preciso entender o diz o edital.

O documento rescindiu, imediatamente após a sua publicação, o contrato de TODOS os 480 médicos não-efetivos que prestavam serviços à prefeitura. A secretária deseja que os profissionais assinem um contrato novo, que tem diferenças sensíveis com o anterior.

Antes de mais nada, o edital autoriza a prefeitura a remanejar médicos entre postos de atendimento quando quiser, à revelia da vontade ou da formação destes profissionais. Exemplo: médicos podem ser transferidos do Samu para a UPA Noroeste mesmo que não queiram ou não tenham se preparado para a nova função.

Isso nunca aconteceu em Goiânia. Os médicos contratados são sempre lotados nas unidades que definem, junto à direção, no momento em que o vínculo empregatício é criado e de lá só são transferidos se for em comum acordo.

A pergunta que o blog está fazendo aos profissionais de saúde desde quinta-feira é: por que Fátima Mrué resolveu demitir todo mundo e exigir que se assinassem novos contratos?

O que a maioria diz é a secretária achava o contrato anterior frouxo. Permissivo demais. Ela chegou à pasta, em janeiro, com a proposta de colocar os funcionários na rédea curta. Além de reivindicar à administração pública o direito de remanejar médicos a qualquer momento, Fátima também quer reduzir salários e incluir uma série de novas exigências. São elas:

– Todo médico deve cumprir pelo menos 20 horas semanais e os plantões que não forem realizados também não serão pagos. Nem se o profissional apresentar atestado médico. Pior ainda: haverá imputação de multa. Vale frisar: mesmo que o funcionário esteja doente.

– Médicos efetivos estão proibidos de assinar contrato temporário, ou seja: está vetado o vínculo duplo, um expediente que era usado para remunerar médicos efetivos que se dispusessem a cobrir férias de colegas ou lacunas nas escalas de plantão.

Fátima Mrué bancou estas mudanças radicais na relação da secretaria com os profissionais sem consultar ou pelo menos ouvir o Simego, sindicato que representa a categoria, e com carta branca do prefeito Iris Rezende, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

Revoltados, os médicos partiram para o contra-ataque e querem convencer a categoria, como um todo, a só assinar os novos contratos mediante revisão de direitos trabalhistas há dez anos ignorados pela prefeitura, como pagamento de décimo terceiro salário, férias, e reajuste no valor do vale-alimentação, que segundo eles “não dá nem para comprar o almoço ou a janta”.

Pela falta de diálogo, Mrué pode pagar caro. Além de vida curtíssima na Secretaria de Saúde, é bem possível que saia com a pecha de maior inimiga que a categoria – a que ela pertence, por sinal – já teve.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...