terça-feira , 16 abril 2024
Goiás

Marconi anuncia pacote histórico de benefícios para a educação: reajuste salarial para professores, vale-alimentação e abertura de concurso público

Em reunião de trabalho com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a equipe econômica e o Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado (Sintego), o governador Marconi Perillo anunciou nesta segunda-feira (24/4) uma série de benefícios para os servidores técnico-administrativos e professores da rede estadual de ensino. Entre eles estão a criação de vale-alimentação de R$ 500 mensais e aumentos salarias de 7,64% para todos os professores efetivos, de 21% para os servidores técnico-administrativos e de 34% para os temporários.

Durante a reunião, realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), Marconi anunciou ainda a realização de novo concurso público para a contratação de 900 professores e 100 servidores técnico-administrativos. O conjunto de benefícios inclui ainda aumento de 20% nos recursos destinados à aquisição da merenda escolar, concessão da Gratificação por Dedicação em Período Integral (GDPI) para os professores das escolas em regime de tempo integral e aumento de 58% no valor do Pro Escola (programa de custeio de reformas e reparos emergenciais das unidades de ensino).

As medidas incluem ainda outra reivindicação da categoria: o fim do chamado quadro docente transitório, com a inclusão de todos os professores que estavam nessa faixa no quadro P3 (professores com ensino superior). “É um dia histórico para a Educação de Goiás, resultado dos esforços que fizemos para manter as obrigações do Estado em dia durante a crise econômica nacional, e a reafirmação de nosso compromisso com a educação pública estadual”, disse Marconi.

Participaram da reunião de anúncio das medidas a presidente do Sintego, Bia Lima, o vice-governador José Eliton, a titular da Seduce, Raquel Teixeira, o subsecretário de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira de Oliveira, e o secretários da Fazenda, Fernando Navarrete, e da Casa Civil, João Furtado. “Estamos aqui para agradecer a decisão do Governo de Goiás em conceder esses benefícios para a categoria, anunciados pelo governador Marconi Perillo. O governo estadual está valorizando a educação pública no Estado, se mostrando sensível aos pleitos dos servidores”, disse a presidente do Sintego.