quinta-feira , 28 março 2024
GoiâniaGoiás

Em nota, Ministério Público repudia ação truculenta da Guarda Civil de Iris Rezende contra os professores municipais

Os Centros de Apoio Operacional da Educação e dos Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás repudiaram a ação da Prefeitura de Goiânia na desocupação da Secretaria Municipal de Educação na última quarta-feira (26). Foi emitida nota em que reprovaram o episódio.

Confira, na íntegra, o conteúdo da nota:

“O Ministério Público do Estado de Goiás, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, se manifesta sobre o fato de professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia teriam sido repreendidos pela Guarda Civil Metropolitana no dia 26 de abril de 2017, enquanto expunham à Administração Pública os pleitos solicitados pelo movimento grevista.

Os Centros de Apoio Operacional da Educação e dos Direitos Humanos permanecerão atuantes no caso, reforçando o compromisso da instituição com a tutela dos direitos sociais e individuais indisponíveis, primando pela solução pacífica das adversidades e pela construção participativa da educação de qualidade.

O Direito à Educação tem especial proteção na Constituição da República em virtude de sua fundamentalidade, estando diretamente ligado à cidadania e à democracia, sendo totalmente avesso a qualquer forma de violência.

Como medida concreta, o Ministério Público continuará auxiliando na interlocução entre o Simsed e o Poder Público, a fim de que as partes possam encontrar o equilíbrio entre os interesses da categoria e da gestão municipal responsável, sem prejuízo das providências legais que poderão ser adotadas em função de excessos eventualmente cometidos.”

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...