sexta-feira , 19 abril 2024
GoiâniaGoiás

Secretário de Segurança quer a PM goiana atuando “dentro da técnica”, mas, sem os equipamentos ideais, o que sobra é o cassetete e mesmo assim de má qualidade, que racha no primeiro golpe

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, tem se desdobrado em declarações à imprensa afirmando que a Polícia Militar goiana precisa mudar seus métodos – o que implícita em uma condenação, aliás formulada em nota que ele assinou, à ação da tropa durante o tumulto promovido por um grupo de arruaceiros mascarados no Centro de Goiânia, na sexta-feira passada.

Na ocasião, um estudante – que estava mascarado e portava uma mochila, a exemplo de outros encapuzados, provavelmente contendo pedras, paus e outras armas improvisadas – foi atingido por uma cassetada da PM e acabou hospitalizado, sendo apresentado pela imprensa e pela própria Secretaria de Segurança como “vítima” de uma agressão.

Segundo Ricardo Balestreri, a tropa da PM, quando em ação de campo, deve se portar dentro de princípios éticos e partir para a contenção de eventuais infratores com medidas “dentro da técnica”, o que implicaria no uso de mínima força e de equipamentos apropriados para isso.

Só que, em uma reunião de solidariedade ao oficial da PM que desferiu a cassetada no mascarado Mateus Ferreira, ofi iais da instituição disseram que não há nenhum tipo equipamentos além dos cassetetes – aliás de má qualidade, já que um deles se quebrou ao ser utilizado contra o encapuzado.

Balestreri tem um passado de atuação totalmente contrário às polícias militares, que ele enxerga como um modelo superado e incompatível com os Estados modernos. Ele é crítico feroz das PMs e defensor da sua extinção, conforme se vê em palestras postadas no Youtube, em que ele aparece acusando as corporações de serem instrumento da oligarquia, para a manutenção dos seus privilégios.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...