quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Todos contra Fátima (4): torcida é para que secretária de Saúde seja a primeira a cair na reforma de Iris

A queda de Márcia Carvalho da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) pegou o meio político de surpresa. Ainda que a maioria saiba que mudanças radicais no primeiro escalão da gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB) são prementes, há outros nomes que circulavam – e ainda circulam – com mais força nas bolsas de apostas. O principal é o de Fátima Mrué, titular da Secretaria da Saúde. Além dela, estão Alexandre Magalhães (chefão do Mutirama) e Samuel Almeida (Governo).

Os sete primeiros meses de Fátima como secretária foram penosos. Na semanas inaugurais da sua gestão ela arvorou-se em demitir todos os médicos conveniados e convocou-os a assinar contratos novos, em termos muito mais desfavoráveis aos anteriores (inclusive com redução salarial). Comprou uma briga que até hoje não foi totalmente contornada pela turma do deixa-disso (leia-se: Leonardo Reis, peemedebista histórico e presidente do Cremego).

A despeito da briga que comprou, as mudanças que Fátima fez não nos levaram a lugar algum. E, se levaram, foi para um patamar pior do que aquele em que Goiânia se encontrava no que diz respeito à prestação de serviços. Cais funcionam sem médicos há seis médicos, como mostrou reportagem da TV Anhanguera, e em outros o atendimento de urgência deixou de ser feito (como em Campinas). A falta de remédios tornou-se regra e, como mostrou o jornal O Popular de domingo, pacientes têm de comprar o próprio esparadrapo se quiserem ser atendidos na rede de saúde municipal.

São motivos mais do que suficientes para elevar Fátima Mrué à categoria de favorita na lista de auxiliares que devem cair na leva leva de modificações que o prefeito Iris Rezende (PMDB) promover. Se mantive-la no cargo, Iris assumirá o desgaste para si. E isto não é do feitio de Iris.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...