quinta-feira , 25 abril 2024
GoiâniaNacional

Contra IPTU, Câmara de Goiânia peita prefeitura. Por Aécio, Senado desafia STF

Publicado no site GBrasil (clique aqui para conferir)

A terça-feira promete fortes emoções em Goiânia e em Brasília. Na capital de Goiás, a Câmara Municipal analisa veto do prefeito Iris Rezende (PMDB) ao projeto de lei que o impede de aumentar o IPTU a taxas maiores do que a inflação. Nesta segunda-feira, o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo, adiantou que a base de vereadores aliados foi toda mobilizada para manter o veto, mas é a oposição quem deve ter a maioria dos votos.

A matéria, cujo autor é o vereador Elias Vaz (PSB), foi aprovada em segunda votação foi 21 votos a zero, e duas abstenções (Juarez Lopes e Oséias Varão). A expectativa é para saber se algum destes vereadores que votaram contra o IPTU Contínuo agora votará a favor dele, por pressão do Paço. A conferir.

No Senado, a tensão não é entre Legislativo e Executivo, mas sim entre Legislativo e Judiciário. Os parlamentares se reúnem para analisar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato de senador. O resultado é mais do que previsível: de Renan Calheiros ao PT, passando por DEM e PMDB, todos votarão contra a suspensão de Aécio.

O STF, por sua vez, volta a discutir o assunto no dia 11 de outubro. Dois ministros (Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello) entendem que o Senado tem a prerrogativa de rever a medida cautelar contra um senador. Mas outros ministros, como Alexandre de Moraes e Luiz Fux, pensam diferente.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...