quinta-feira , 28 março 2024
GoiásNacional

Thiago Peixoto defende mais incentivos ao cinema goiano e representantes do estado no debate sobre cultura nacional

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) quer que o cinema e o todo o setor de audiovisual de Goiás e do Centro-Oeste tenham condições de ganhar ainda mais relevância nacional e internacional. Falando a produtores no Goiânia Mostra Curtas neste sábado (07/10), o presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados garantiu que vai trabalhar neste sentido. Ele destacou que ainda este ano será realizado um seminário na capital goiana para tratar sobre o tema.

O goiano tem conversado bastante sobre o tema com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que, inclusive, esteve recentemente em audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar justamente sobre a Lei do Audiovisual. “O ministro é da área e é profundo conhecedor do cinema e do audiovisual nacional. Eu comentei com ele sobre minha intenção de fazer esse seminário em Goiás. Nos próximos dias vou me encontrar com o ministro e oficializarei o convite para que ele venha a Goiânia participar conosco”, disse Thiago.

O atual secretário nacional de Audiovisual do MinC, João Batista da Silva, também participou do encontro ontem pela manhã no Papillon Hotel com produtores e diretores que estão presentes no Goiânia Mostra Curtas. Ele foi radicado em Goiás durante muito tempo e ainda mantém laços com a terra. “Tenho conversado bastante com algumas pessoas ligadas ao audiovisual goiano e defendo que precisamos aproveitar esse momento em que tantas pessoas ligadas a Goiás ocupam lugares de relevância na Cultura nacional”, disse Thiago Peixoto.

O deputado goiano acredita que é possível organizar um movimento estratégico para colocar o audiovisual goiano e do Centro-Oeste em destaque nacional e internacional. “Precisamos estar atentos a isso. O cinema tem uma grande importância cultural, é claro, mas também temos que pensar do ponto de vista econômico, pois as duas coisas estão ligadas. Podemos usar como referência Hollywood, que usou todo o seu soft power para colocar a cultura dos Estados Unidos em dominância mundial e, de quebra, ainda é uma indústria multi-bilionária”, acrescentou.

Thiago Peixoto defendeu ainda que o cinema regional tenha mais incentivo. “Quando a gente fala em incentivo, muitas pessoas criticam e não entendem que eles podem vir por meio de isenções de alguns impostos e mesmo por meio de dedução do Imposto de Renda. A própria Lei do Audiovisual é prova disso. Existem muitos mecanismos que podem ser mais aproveitados e até melhorados”, acrescentou o parlamentar. O encontro da manhã deste sábado foi organizado pelo produtor Pedro Novaes (da GoFilmes) e pela diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...