quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Assembleia de Goiás lidera ranking dos legislativos mais eficientes e de menor custo do país, aponta Folha de S. Paulo

Levantamento publicado na Folha de S. Paulo deste sábado (25/11) aponta a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no topo dos índices de eficiência e menor custo entre as Assembleias Legislativas de todo o país.

A pesquisa foi feita pelo cientista de dados Leonardo Sales, mestre em economia do setor público pela Universidade de Brasília (UNB), que coletou informações sobre 26 Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Além da quantidade de leis e do orçamento as casas legislativas, o levantamento comparou outros indicadores que pudessem avaliar a eficiência dos gastos públicos no custeio das Assembleias Legislativas.

Goiás e Espírito Santo encabeçam o ranking das Assembleias mais eficientes do país. Os legislativos dos dois Estados destacaram-se pelo volume de leis criadas e pelo menor custo orçamentário em comparação ao número de habitantes e ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado.

Na outra ponta, as Assembleias de menor produtividade e muito gastos são as do Pará e de Mato Grosso. A Assembleia de Minas Gerais tem o maior orçamento, 1,2 bilhão de reais, quase o dobro da Assembleia de São Paulo, com orçamento de 700 milhões de reais.

A íntegra da matéria publicada neste sábado (25/11) na Folha de S. Paulo:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/11/1938098-leis-custam-r-4-milhoes-no-legislativo-de-estados-e-distrito-federal.shtml