quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Marconi: livro de Francisco Júnior é “manual” para desenvolvimento de Goiânia

O governador Marconi Perillo recebeu o deputado estadual Francisco Júnior, no Salão Cultural Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas, para a noite de autógrafos de lançamento do livro: Função Social da Propriedade Urbana de Goiânia, pela Editora PUC. O evento contou com a presença de amigos, familiares, secretários de governo, empresários, políticos e a imprensa goiana. “Esse livro será um manual para todos que se preocupam com o planejamento e com o desenvolvimento urbano da nossa cidade”, frisou Marconi Perillo.

O livro nasceu da tese de mestrado em Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial do autor Francisco Júnior, que traz detalhes exclusivos sobre Goiânia, fruto de sua experiência como pesquisador, deputado, secretário de Planejamento e vereador da capital, ao abordar o Plano Diretor da Capital. “O livro tem, num primeiro momento, um embasamento teórico, que vem, fundamentalmente, dos estudos da época que eu fiz o programa de mestrado, e num segundo momento, mais crítico, de como a cidade caminhou na última década”, explicou Francisco Júnior.

Marconi Perillo viu no livro de Francisco Júnior a necessidade de se buscar a “renovação na política nacional, que vai acontecer com pessoas como o Francisco Júnior e o Thiago Peixoto” – deputado federal pelo PSD presente à cerimônia. O chefe do Executivo Estadual acredita que o Brasil precisa de pessoas que compreendam a importância de se “deixar a zona de conforto para entrar na política para transformá-la, para investir em temas que mudem para melhor a vida de todos nós”, e ressaltou que “é preciso que as pessoas de bem participem da política”.

“Poucas pessoas fizeram tanto por Goiânia quanto o senhor governador Marconi”, disse Francisco Júnior, destacando que isso se deu em todas as áreas que influenciam na melhoria de vida das pessoas, como na infraestrutura, saúde, segurança, educação, cultura, e que tentou colocar no livro “a parte da política que se preocupa com as pessoas, que faz do nosso espaço um lugar agradável, melhor para se viver”.

Vilmar Rocha, titular da Secima, presente à solenidade, reconheceu no governador um entusiasta da transformação do Salão Dona Regina Borges num espaço cultural, “com exposições, apresentações musicais, de dança e outras atividades culturais”. Segundo o secretário, “o apoio à cultura é uma marca do governo Marconi Perillo nos últimos 20 anos”.

Autor do prefácio da obra, o reitor da PUC Goiás Wolmir Amado disse que acompanhou a confecção da obra “ao longo de anos”, e percebeu que nela há “o aprofundamento na pesquisa dos dados e a comparação com outras regiões metropolitanas do país, o que resultou numa excelente avaliação, que trata de temas relacionados ao dia a dia da cidade”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...