quinta-feira , 25 abril 2024
Notícias

Arrojado e bem articulado, Vitti termina 2017 como um dos políticos mais influentes de Goiás

O ano de 2017 foi de ouro para o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, a nova estrela do PSDB de Goiás. Antes um deputado ligado ao segmento empresarial sem muito jogo de cintura, ele começou a ganhar experiência política como líder do governo no Legislativo.

A escola foi boa: com a cancha adquirida nos bastidores e nos embates do plenário, abriu caminho sem maiores atropelos para a presidência da Assembleia, que galgou com apoio da unanimidade dos colegas deputados.

Empresário bem-sucedido na área da mineração, revelou-se habilidoso e conciliador, mas também firme e enérgico quando necessário na cadeira número 1 do Palácio Alfredo Nasser. As qualidades de Vitti são muitas e e ele fecha o ano como um dos políticos mais influentes de Goiás.

Dele se diz que é bom gestor e livrou a Assembleia da rotina de escândalos que marcou as gestões de seus antecessores. Um levantamento publicado em novembro passado pela Folha de S. Paulo apontou que o Legislativo goiano, sob o comando de Vitti, tornou-se o mais eficiente e de menor custo do país.

Mas não é só isso: a juventude e o estilo ágil, moderno e até mesmo tecnológico também chamam a atenção e diferenciam o presidente da Assembleia no mundo cinzento da política. Nos dias em que foi governador interino, em setembro, cumpriu uma agenda consistente, demonstrou traquejo e exibiu corte executivo, tratando de questões relevantes, como a crise hídrica e os incêndios nas reservas verdes.

Nada mal para um político de 40 anos, que ocupa espaços com jeito de mineiro e já capitaliza conquistas importantes, como a eleição para a presidência do Colegiado Nacional de Presidentes de Assembleias.

Vitti planta competência e colhe simpatia em escala, tanto na situação como na oposição. O governador tucano Marconi Perillo, por exemplo, não se cansa de elogiá-lo, destacando, principalmente, a lealdade e a transparência no trabalho como presidente da Assembleia.

O líder da oposição no Legislativo, deputado José Nelto (PMDB), é outro que não economiza adjetivos para avaliar a atuação política de Vitti. “Ele é hoje o maior conciliador na política de Goiás”, diz Nelto, que reconhece a performance do presidente da Assembleia.

A influência política de Vitti não para de crescer. A prova disso foi a movimentação de fim de ano na Assembleia. Primeiro, ele resolveu enfrentar o problema crônico dos deputados gazeteiros e fez o que nenhum outro presidente teve coragem de fazer: instituiu ponto biométrico e corte do salário de quem faltar às sessões deliberativas no plenário.

Depois, comandou negociações duras e esgotou com diplomacia uma pauta congestionada com dezenas de matérias polêmicas, como o projeto do pedágio em seis trechos rodoviários estaduais.

O sucesso político de Vitti é tanto que ele é comparado ao prefeito de São Paulo, João Dória Jr., tem seu nome é falado para a sucessão de 2018. Porém, ele próprio adianta-se em descartar a hipótese ao declarar apoio ao pré-candidato da base aliadas, o vice-governador José Eliton.

Vitti, contudo, admite uma eventual postulação à prefeitura de Goiânia. O nome dele gera entusiasmo o PSDB, que historicamente não tem bom desempenho eleitoral na capital e só chegou ao comando da prefeitura uma vez com o professor Nion Albernaz.

Artigos relacionados

Notícias

Policiais do COD morrem em acidente no sudoeste goiano

Fato • A página Rio Verde de Goiás informou na noite desta...

Notícias

Goiás violento: motociclista de app pega nas partes íntimas de passageira durante corrida

Fato Um motociclista de app foi parar no xilindró após pegar nas...

Notícias

Alexandre Moraes conclui que não há provas sobre o pedido de asilo na Hungria por parte de Bolsonaro

Fato • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Notícias

Goiás violento: líder religioso estupra fiel ao dar carona para ela

Fato Um líder religioso estuprou uma fiel ao dar carona para ela,...