sexta-feira , 19 abril 2024
Nacional

Justiça manda apreender passaporte de Lula

O juiz da 10ª Vara Federal em Brasília Ricardo Leite determinou o confisco do passaporte do ex-presidente Lula. O pedido partiu do MPF (Ministério Público Federal) no âmbito da ação penal em que o petista é acusado de tráfico de influência. A ação está relacionada à Operação Zelotes.

O ofício foi encaminhado ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia. Ao Poder360/Drive, a PF disse que vai apenas cumprir a decisão.

A reportagem apurou que por volta das 20h desta 5ª feira (25.jan.2018), 1 oficial da corporação foi deslocado para imediatamente ir até a casa de Lula e apreender o documento. A medida tenta evitar constrangimentos caso, por exemplo, o petista fosse barrado ao embarcar.

Estava programada para a madrugada de amanhã (6ª feira), viagem do ex-presidente à Etiópia. Ele participaria de 1 debate sobre erradicação da fome na África. Agora, terá de entregar o passaporte à PF e não poderá deixar o Brasil.

O Poder360 entrou em contato com os advogados do ex-presidente, no entanto, ainda não nos foi enviado 1 posicionamento.

Ontem (24.jan), Segovia já tinha afirmado do Poder360 que a PF tenta evitar qualquer tipo de “tumulto”. Caso seja determinada a prisão de Lula, por exemplo, a corporação planeja cumprir o mandado de forma “mais pacífica”.

TEXTO: PODER360

Artigos relacionados