sexta-feira , 19 abril 2024
OAB Goiás

Coordenadores deixam gestão Lúcio Flávio e denunciam autoritarismo

Na última sexta-feira (16/2), quatro coordenadores de subcomissões da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) renunciaram aos cargos e deixaram a gestão Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.

Frederico Horácio de Luiz Lopes (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), Gustavo Vinicyus Lavrinha de Alcântara (OAB Vai à Escola), José Filho (Assistência ao Advogado em Início de Carreira) e Richardy Vinicius da Silva Santos (Estudos Jurídicos) expõem os motivos da decisão em uma carta entregue à diretoria.

Segundo eles, a troca no comando da CAJ, “às vésperas de um feriado prolongado” e sem que fosse oportunizada a manifestação de integrantes da comissão, foi feita de maneira “explicitamente autoritária e unilateral”.

“Não conseguimos vislumbrar propósito na continuação dos trabalhos quando percebemos que nem aqueles membros que participam e organizam a CAJ têm voz na OAB seccional Goiás”, escrevem.

Apesar de reconhecerem que a nomeação de presidentes das comissões é prerrogativa do presidente da OAB-GO, argumentam que haveria uma “obrigação moral” de se ouvir os integrantes das mesmas para que sejam tomadas tais decisões.

“Os coordenadores das subcomissões efetivos ali desde o início da gestão conhecem os anseios, alegrias e tristezas da referida comissão, que, por lógica, deveria ter levado em consideração a escolha do presidente da CAJ, mas infelizmente assim não procedeu, situação que gera quebra da confiança construída solidamente nas reuniões”, argumento.

Por fim, os jovens advogados deixam claro o voto de repúdio, protesto, indignação e insatisfação contra a decisão, considerada como “arbitrária”: “Temos que o ato de vossa excelência [Lúcio Flávio de Paiva] vai na contramão da meritocracia.”

TEXTO: JORNAL OPÇÃO

Artigos relacionados

OAB Goiás

OAB-GO entrega reforma das sedes das subseções de Catalão, Ipameri e Pires do Rio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) entregou a...

OAB Goiás

Diretoria eleita da OAB-GO visita presidente da Assembleia e prefeito de Goiânia

A diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás...

OAB Goiás

Diretoria eleita da OAB-GO visita presidente do TRT e defende relação harmoniosa

A diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás...

OAB Goiás

42ª reunião do colégio de presidentes de subseções da OAB-GO acontecem Goiânia

No último ato solene da gestão de Lúcio Flávio à frente da...