quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Pesquisa publicada por O Popular mostra reprovação maciça do corredor da T-63

85,3% reprovam a genial ideia do prefeito Paulo Garcia de criar um corredor exclusivo para ônibus do transporte coletivo na avenida T-63.

Este é o resultado de pesquisa Grupom, realizada com os comerciantes da avenida T-63 mostrando o grau de insatisfação do setor com a instalação do corredor preferencial de ônibus e a proibição de estacionamento no local.

Segundo o levantamento, 85,3% diretores, sócios proprietários e gerentes de empresas localizadas ao longo da avenida disseram não estarem satisfeitos com a implantação dos corredores de ônibus.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 do mês passado pela empresa Grupom Consultoria Empresarial e contou com a participação de 102 entrevistados.

Mas, assim como no caso da revisão do Plano Diretor, Paulo Garcia se acha o dono da verdade e quer impor a sua opinião à sociedade.

 

Veja a reportagem:

 

Corredor é reprovado por 85,3%

Pesquisa aponta que diretores, sócios e gerentes estão descontes com corredor e aponta perdas

Camila Blumenschein 11 de maio de 2013 (sábado)

 

Uma pesquisa realizada com os comerciantes da Avenida T-63 mostrou o grau de insatisfação do setor com a instalação do corredor preferencial de ônibus e a proibição de estacionamento no local. Segundo o levantamento, 85,3% diretores, sócios proprietários e gerentes de empresas localizadas ao longo da avenida disseram não estarem satisfeitos com a implantação dos corredores de ônibus. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 do mês passado pela empresa Grupom Consultoria Empresarial e contou com a participação de 102 entrevistados.

A amostra deste levantamento representa, segundo o Grupom, cerca de 30% das empresas instaladas ao longo da T-63. Os comerciantes reclamam que não houve comunicação da Prefeitura com os empresários sobre a modificação no trânsito da avenida. Conforme a pesquisa, os empresários foram surpreendidos com a notícia da instalação do corredor preferencial na via quando as obras de adaptação do corredor exclusivo começaram a ser realizadas. Noventa e cinco por cento dos entrevistados disseram que não receberam nenhum comunicado ou convite para participar de reunião para discussão das mudanças no local.

Os responsáveis pela realização da pesquisa chegaram a questionar os entrevistados sobre a declaração da Prefeitura de que foram realizadas audiências públicas sobre a implantação dos corredores exclusivos durante a revisão do Plano Diretor de Goiânia em 2007. Porém, nenhuma das pessoas consultadas lembrou ou correlacionou as audiências públicas realizadas sobre o assunto naquele ano. Muitos alegaram que foram convidados somente para participar de protesto, em abril, realizado contra a implantação do corredor de ônibus.

Durante a realização da pesquisa, os dirigentes das empresas consultadas informaram que já tiveram prejuízos com a redução das vendas devido à falta de estacionamento para os clientes. A média de queda nas vendas declarada pelos empresários foi de 41,7%. Muitos entrevistados declararam não ter estacionamento próprio e aqueles que possuem vagas para os clientes no recuo do imóvel em relação à avenida disseram ter no máximo três.

De acordo com o levantamento, os empresários também demonstraram preocupação em relação à carga e descarga de mercadorias. Alguns alegam que tanto produtos perecíveis quanto aqueles de consumo durável de pequeno ou grande porte não podem ser carregados pelas ruas circunvizinhas até os estabelecimentos e dizem que não houve uma proposta da Prefeitura para solucionar o problema.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) informou que a questão da implantação dos corredores de ônibus tem sido discutida com a sociedade ao longo dos últimos anos por meio dos Planos Diretores. Na edição do Plano Diretor de 2007 há a determinação de realização de um conjunto de obras, como plataformas, dispositivos de separação e segregação de fluxo de veículos, abrigos e demais elementos físicos, necessárias aos corredores de transporte coletivo.

Segundo a SMT, além da ampla divulgação por parte da comunicação oficial da Prefeitura de Goiânia e da imprensa goiana, a implantação do corredor de ônibus da T-63 foi discutida em audiências públicas e reuniões, que aconteceram na Câmara Municipal de Goiânia, no dia 22 de março; no Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), no dia 22 de abril e na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).

A assessoria da SMT ainda destaca que a secretaria tem discutido com os comerciantes soluções específicas para o estacionamento na região. Entre as soluções está o melhor aproveitamento das calçadas, convertendo as mesmas em espaços para estacionamento, quando há amparo da legislação de trânsito. As obras só podem ser realizadas com autorização da SMT, por isso a secretaria está recebendo individualmente os comerciantes interessados para orientação. As áreas para carga e descarga, conforme a SMT, também podem ser discutidas com os técnicos do órgão.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...