terça-feira , 19 março 2024
Imprensa

Fim dos jornais? Internet é mídia mais importante para 88% dos brasileiros, mostra pesquisa

A internet veio para ficar e já é a mais querida dos brasileiros.

Veja matéria do Portal Comunique-se:

 

Televisão (55%), jornais (44%), rádio (29%) e revistas (24%) já não são mais a preferência da maioria dos brasileiros. A internet é considerada a mídia mais importante para 88% das pessoas, de acordo com a segunda edição da pesquisa “Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013”, realizada pela comScore e pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) com mais de duas mil pessoas.

Em um ano, o acesso à internet via smartphones avançou dez pontos percentuais. Em 2012, 42% dos brasileiros usavam a web por meio dos aparelhos móveis. Neste ano, o índice subiu para 52%. A maior parte deles, 37%, navegou durante 14 horas por semana, ou seja, média diária de duas horas. Segundo o estudo, pessoas com menos de 35 anos são mais propensas a usar a internet em smartphones, preterindo o uso de tablets. Desktops e laptops são mais usados para acessar a internet, porém os jovens preferem smartphones, tablets e consoles de videogame.

O acesso à internet é feito majoritariamente em casa pela manhã (58%) ou à noite (65%), via desktop. Quando o uso da internet é feito em casa, mas em dispositivos móveis, o percentual cai para 22% (durante a manhã) e 25% (à noite). No trabalho, a internet é acessada por 43% das pessoas em desktops ou laptops e por 22% dos entrevistados em smartphones ou tablets.

A internet móvel afeta a relação das pessoas com conteúdos produzidos e veiculados pela televisão. De acordo com a pesquisa, 73% dos espectadores navegam pela web enquanto assistem TV, mas praticamente todos (94%) prestam atenção igual ou maior à internet. Entre os que usam notebooks, a grande maioria (56%) faz atividades online não relacionadas às atrações que estão acompanhando na TV. Quando a navegação é feita por celulares (48%) e por tablets (47%) o percentual cai, pelo menos, oito pontos percentuais.

A pesquisa revela que 85% dos pesquisados usam a internet mais de uma vez por dia, número bastante acima em comparação aos telespectadores, já que 60% assistem TV, pelo menos, duas vezes ao dia.

Publicidade

O levantamento mostra que a publicidade digital é considerada mais efetiva e criativa que as campanhas feitas no meio televisivo. A propaganda feita em plataformas online é menos incômoda que a veiculada na TV (32% contra 18%), mais informativa (50% contra 21%) e, ao mesmo tempo, mais evidente (45% contra 36%). Para o vice-presidente executivo do IAB Brasil, Marcelo Lobianco, o resultado mostra a tendência do mercado e o impacto da publicidade online. “O fato de que 84% dos participantes afirmam já ter comprado algum produto online, seja por meio de computador, laptop, smartphone ou tablet, demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’ de utilizar a internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...