quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Mais um pepino para Friboi na Justiça. Bens da empresa devem ser bloqueados no RO

Leia matéria da Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República:
O subprocurador-geral da República Augusto Aras apresentou contrarrazões, na quarta-feira, 5 de junho, ao agravo interposto pelo Frigorífico JBS Friboi S/A no Recurso Especial (REsp) 1.311.013/RO. O agravo pede ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a subida de recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de discutir o bloqueio de bens da empresa em Rondônia, deferido liminarmente em ação de improbidade administrativa.

Para Augusto Aras, o agravo deve ser desprovido. Segundo o subprocurador-geral da República, não cabe, no caso, recurso extraordinário contra a decisão que concedeu a liminar, uma vez que não houve juízo definitivo de constitucionalidade. Além disso, a suposta transgressão ao princípio da razoabilidade, por se apresentar por via reflexa, atrai a incidência da Súmula 636 do STF: “Não cabe recurso extraordinário por contrariedade ao princípio constitucional da legalidade, quando a sua verificação pressuponha rever a interpretação dada a normas infraconstitucionais pela decisão recorrida.”

“Desse modo, não se tratando de ofensa direta e frontal ao texto constitucional, a irresignação não há de ser admitida”, atestou o subprocurador-geral da República.

Entenda o caso – O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) obteve na Justiça Federal o bloqueio de bens de empresas e de pessoas envolvidas na Operação Abate, realizada pelo MPF/RO e a Polícia Federal em junho de 2009. A decisão da Justiça, proferida liminarmente na ação de improbidade administrativa movida pelo MPF/RO, abrange cinco frigoríficos, um laticínio, um curtume, dez empresários e funcionários das indústrias e, ainda, o deputado federal Ernandes Santos Amorim (PTB).

A Justiça determinou o bloqueio de bens imóveis e veículos dos frigoríficos JBS Friboi (em Porto Velho), Cear ou Quatro Marcos, Amazon Meat ou Santa Marina, Frigopeixe e Margen; o curtume Nossa Senhora Aparecida; e o laticínio Três Marias.

O frigorífico Friboi interpôs agravo contra a decisão que determinou o bloqueio de bens, o qual restou provido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). No entanto, o MPF interpôs o REsp 1.311.013/RO para restabelecer o bloqueio patrimonial, o qual foi acatado pelo STJ.

A empresa interpôs, em seguida, recurso extraordinário, sob o argumento de ofensa ao princípio da razoabilidade. O STJ não admitiu a subida do recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF), por não entender cabível contra decisões liminares. Novamente, o Friboi ingressou com agravo dirigido ao STF para desbloquear seus bens em Rondônia. O MPF apresentou contrarrazões ao último agravo.

Operação Abate – A Operação Abate teve mais de um ano de investigação, foi deflagrada em junho de 2009 e prendeu 22 pessoas em caráter provisório. A partir de interceptações telefônicas, depoimentos de testemunhas e interceptação telemática (e-mails), MPF e PF desvendaram esquema de favorecimento de empresas frigoríficas, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA). Segundo as investigações, os servidores públicos envolvidos recebiam propina das empresas e pessoas favorecidas.

Na ação de improbidade administrativa, o MPF também pretende a condenação dos réus nas penas de suspensão dos direitos políticos, perda do cargo, mandato ou função pública, pagamento de multa, ressarcimento de danos ao erário, devolução de valores recebidos ilicitamente e proibição de contratar com o Poder Público; além da condenação ao pagamento de R$ 5 milhões a título de danos morais.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408