quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Wikipédia se nega a corrigir informações erradas em site e governador recorre à Justiça

A Wikipédia, como se sabe, é uma enciclopédia aberta da internet, que, embora tenha um comitê gestor, é construída pelos próprios internautas.

E aí ela se torna um perigo: devido ao seu gigantesco volume de informações, passam muitos dados que não correspondem à verdade e que, muitas vezes, descabam para a calúnias sobre as pessoas citadas.

A própria Wikipédia solicita que os usuários encaminhem observações e reparos, quando for o caso, para que a enciclopédia faça as correções necessárias.

Mas as coisas não são tão simples assim. Além da lentidão com que as informações são corrigidas, muitas vezes os gestores da Wikipédia, por motivos que ninguém consegue desvendar, se recusam a fazer as modificações que são imprescindíveis para estabelecer a verdade.

É o caso, por exemplo, do verbete relativo ao governador Marconi Perillo, onde a Wikipédia afirma que ele é indiciado por prática de crimes.

Não é verdade.

Por diversas vezes, a assessoria do governador tentou corrigir os erros, em contato com os editores da Wiki e nada foi feito.

Os danos caluniosos – sim, calúnia é quando se imputa falsamente a alguém a prática de delito previsto no Código Penal – em relação ao governador continuaram.

A única alternativa foi pedir na Justiça a correção. A exemplo de inúmeras outras personalidades que também foram caluniadas na Wikipédia.