Protestos de rua vão além do transporte coletivo e revelam “insatisfação difusa” com situação do país

Os grandes jornais brasileiros, neste sábado, informam que a presidente Dilma Rousseff e a alta cúpula do PT estão preocupados com a coincidência entre as manifestações de rua, em todo o país, e o momento negro da economia – a partir dos seguidos erros de manejo do Governo Federal, com a volta da inflação e a estagnação.

A Folha de S. Paulo, por exemplo, alerta que os protestos vão além da questão do transporte coletivo e carregam “uma insatisfação mais difusa”. A presidente Dilma Rousseff, segundo o jornal, tem razões para temer a versão brasileira do norte-americano “Occupy”.

O “Occupy” foi um movimento de protesto contra a desigualdade econômica e social, a ganância, a corrupção e a indevida influência das empresas – sobretudo do setor financeiro – no governo dos Estados Unidos.

Já o jornal O Globo faz leitura a dos conflitos ocorridos nesta semana em São Paulo e também no Rio de Janeiro, e sintetiza: “As batalhas campais ocorrem enquanto a inflação está em alta e o governo Dilma, em viés de baixa na popularidade. É leviano estabelecer correlações entre os fatos, mas a coincidência coloca mais um dado no cenário político”.