terça-feira , 16 abril 2024
Imprensa

Novos tempos: jornal Washington Post confirma fim do cargo de ombudsman

Washington Post anunciou, no fim da semana passada, o fim do cargo de ombudsman. O lugar do posto que trazia a independência necessária para criticar a atuação do jornal e responder às queixas dos leitores será ocupado por um “representante do leitor”. Trata-se de um funcionário que servirá de ponte entre o Post e os leitores, respondendo a questões e reclamações. Este funcionário, por sua vez, reportará a Fred Hiatt, o editor da página editorial do jornal, e também poderá ter um blog. A tradicional coluna dominical do ombudsman, no entanto, será extinta.

Post manteve o cargo de ombudsman por 43 anos. Todos os seus ocupantes trabalharam sob um contrato que garantia a independência de suas críticas e opiniões – sem medo de demissão por desagradar a redação. O último ombudsman, Patrick Pexton, ocupou o cargo por dois anos. Seu contrato venceu na semana passada.

Novos tempos

Em um texto publicado no site do Post, a publisher do jornal, Katharine Weymouth, afirmou que as funções do ombudsman continuam relevantes, mas que é preciso modernizar a maneira como são conduzidas. Ela garantiu que o fim do cargo não irá comprometer a qualidade do trabalho dos repórteres, que são cobrados por precisão não apenas dentro do jornal, mas também por fontes externas, como críticos de mídia e os próprios leitores.

Em uma coluna recente, Pexton sugeriu que o Post cortaria o cargo para economizar dinheiro, mas Hiatt negou a motivação. “Para mim, começa e termina com o fato de que o mundo midiático mudou”, disse. “Temos que nos perguntar: ter um ombudsman sob um contrato de dois anos escrevendo uma coluna semanal serve ao propósito de responder às queixas e questões dos leitores? A responsabilidade é importante, também. O jornal tem que estar disposto a explicar o que faz e como faz aos seus leitores”. Ele informou que o primeiro “representante do leitor” será escolhido entre os funcionários do jornal, e será um cargo em período integral.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...