“Não é com Mercadante na política e Mantega na economia que Dilma superará crise”, diz colunista

Em texto publicado hoje no jornal Folha de S.Paulo, a colunista Eliane Catanhêde coloca em xeque a capacidade de recuperação da presidente Dilma Rousseff, imersa em uma grave crise de popularidade. Eliane lembra que os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula enfrentaram catarses parecidas, mas afirma que, diferente de Dilma, o primeiro tem inteligência política e o segundo tem faro. Além disso, ambos têm equipe.

“Fernando Henrique e Lula também bateram no fundo do poço e voltaram à tona, em especial Lula, que afundou no mensalão em 2005, foi reeleito em 2006 e virou o presidente mais popular da história. Mas FHC tem inteligência política, Lula tem um faro extraordinário, e ambos tinham time. Faltam a Dilma bagagem, instrumental e equipe.”

Catanhêde desmerece o séquito que acompanha a presidente. “Não é com Mercadante na política, Mantega na economia e Gleisi na prateleira que a presidente vai pular a fogueira e superar a crise. Muito menos contrapondo o plebiscito da reforma política aos péssimos serviços à população e aos maus índices e presságios da economia”.