quinta-feira , 25 abril 2024
Imprensa

Um desafio a responder: novo presidente do GJC assume em dia de protestos na porta da empresa

No dia – quinta-feira – em que foi anunciada a aposentadoria de Jaime Câmara Júnior e a ascensão do seu filho, Cristiano Roriz Câmara, à presidência do Grupo Jaime Câmara, um protesto de rua subiu pela rua 85 e foi até a sede da empresa – que teve de ser protegida por um batalhão da Polícia Militar.

Os manifestantes goianienses, reproduzindo um comportamento que foi anotado por todo o país, reclamam da cobertura da mídia tradicional, que consideram comprometida com interesses não populares. O Grupo Jaime Câmara, como o maior conglomerado de comunicação do Estado, simboliza a grande imprensa em Goiás.

Goiás foi a praça que mais registrou ataques contra veículos de mídia e jornalistas. Só o Grupo Jaime Câmara teve quatro veículos depredados e um jornalista hostilizado. O carro do veículo O Popular destruído nas proximidades do Paço Municipal foi o único equipamento de um jornal impresso, em todo o país, atacado durante protestos de rua.

A sede do GJC também foi pichada com frases criticando a grande imprensa.

O desafio do novo presidente, Cristiano Câmara, será conduzir a maior empresa de jornalismo de Goiás, até então considerada intocável, dentro de um novo quadro de questionamento dos leitores e telespectadores, além da queda contínua de público diante do avanço acelerado da comunicação via internet. O Popular, por exemplo, não experimenta aumento de circulação há mais de 10 anos e é forçado a distribuir brindes valiosos como compensação para quem compra uma assinatura.

Não é de se descartar a hipótese de que as manifestações e seus desdobramentos, no caso específico do Grupo Jaime Câmara, foram responsáveis pela decisão de mudança no comando da empresa – envelhecida diante dos desafios do mundo moderno.

 

LEIA MAIS:

Manifestantes estão na porta da Jaime Câmara e gritam palavras de ordem contra a empresa

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...