quinta-feira , 25 abril 2024
Imprensa

Globo será alvo específico do protesto desta quinta-feira em São Paulo e Porto Alegre

A Rede Globo será “visitada” nesta quinta-feira, 11, pelos manifestantes que estão organizando um protesto contra a influência e a suposta manipulação do maior conglomerado de mídia do Brasil.

Haverá protestos em frente às sedes da Globo em São Paulo e em Porto Alegre, conforme convocação e mobilização já em andamento pelas redes sociais. Veja a matéria a respeito do site Brasil 247:

247 – O domínio da Rede Globo sobre o principal mídia do Brasil – a televisão – deve ser duramente questionado nas marchas e concentrações populares marcadas para a quinta-feira 11, o Dia Nacional de Lutas com Greves e Manifestações.
Nas capitais, pelo menos dois atos convocados especificamente para protestar contra a Globo foram marcados em São Paulo e Porto Alegre, nos respectivos portões das sedes da emissora.

No manifesto de convocação do ato Contra o Monopólio da Globo, há uma série de justificativas do porque a emissora foi escolhida como alvo. Há argumentos técnicos, que apontam para a existência, na prática, de um enorme desequilíbrio no poder da emissora sobre diversos setores da mídia eletrônica. “A Globosat participa de 38 canais de TV por assinatura e tem poder de veto na definição dos canais da NET e da SKY, que juntas controlam 80% do mercado”, lembra o texto.

Outras afirmações são políticas. “A emissora opera como um partido político”. Abaixo, a convocação e os motivos dos organizadores do protesto em frente à Globo em São Paulo e Porto Alegre:

1º grande ato contra a Globo + Monopólio da Mídia em SP
11 de julho, concentração a partir das 17h,
na Pça Gal Gentil Falcão –
ao lado da estação Berrini de trem

Arte: em anexo
Evento de SP no Facebook: https://www.facebook.com/events/543580692367952/
Jornada de Lutas do Levante contra a Globo no Facebook: https://www.facebook.com/events/192701367573115/

POR QUE UM ATO NA FRENTE DA GLOBO?

MONOPÓLIO
O cenário na televisão brasileira é de quase monopólio. Na TV aberta, a Globo controla 73% das verbas publicitárias, embora tenha 43% da audiência. A Globosat participa de 38 canais de TV por assinatura e tem poder de veto na definição dos canais da NET e da SKY, que juntas controlam 80% do mercado. No Rio de Janeiro, o grupo controla os principais jornais, TVs e rádios, situação que seria proibida nos Estados Unidos e em vários países da Europa, onde há regulação democrática da mídia.
#OcupeaMidia

PROMISCUIDADE POLÍTICA
Várias das afiliadas da Globo pelo Brasil são controladas por políticos de direita envolvidos em inúmeros escândalos. A família Sarney controla a TV Mirante (GLOBO) no Maranhão e Fernando Collor controla a Gazeta (GLOBO) em Alagoas. A Globo construiu seu império a partir da relação promíscua com o regime militar, que lhe garantiu o acesso a toda a estrutura da Telebrás e a expansão nacional do seu sinal.
#GloboSemBigode
#GloboSemCollor
CORRUPÇÃO

A corrupção é marca da Globo desde a fundação. Seu crescimento na década de 60 se deu a partir de um acordo técnico ilegal com o grupo Time-Life, que mereceu uma CPI, mas foi abafado. Recentemente, veio à tona uma operação fraudulenta da empresa para sonegar impostos na compra dos direitos de exibição da Copa do Mundo de 2002. Além disso, a empresa vende espaços editoriais para divulgação de filmes e artistas, numa verdadeira grilagem eletrônica que a faz absorver recursos incentivados do cinema nacional.

MANIPULAÇÃO
A emissora opera como um partido político, direcionando o noticiário jornalístico a partir de suas opiniões conservadoras (seu ‘programa político’) e buscando definir a agenda pública a partir de entrevistados que têm visões alinhadas. A mudança na abordagem dos protestos simboliza bem a transição entre a deslegitimação e a tentativa de cooptação a partir de sua própria pauta. Momentos grosseiros de manipulação, como o das diretas já ou a eleição de Collor, ainda existem, mas perdem espaço para uma manipulação mais sutil, sofisticada e cotidiana.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...