quinta-feira , 28 março 2024
EleiçõesGoiás

Marconi lidera a primeira pesquisa Serpes/O Popular sobre a eleição de 2014

O tucano Marconi Perillo aparece em primeiro lugar na primeira rodada da pesquisa Serpes/O Popular sobre as eleições de 2014 com 25,7%. O levantamento foi publicado na edição deste domingo, pelo jornal. Iris Rezende tem 24,5% na pesquisa estimulada, que inclui nove nomes cotados para a corrida ao governo, de acordo com a reportagem de Fabiana Pulcineli. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12.

A situação é de empate técnico, com vantagem para o governador. A matéria mostra que em outras duas simulações com apenas três candidatos em cada, Iris aparece à frente de Marconi, em um caso de empate técnico (2,3 pontos de diferença) e outro de vantagem de 4,9 pontos. Nos cenários em que o ex-governador não aparece, o tucano vence com vantagem que varia de 18 a 22 pontos.

O Popular informa que a margem máxima de erro da pesquisa, que entrevistou 801 eleitores, é de 3,46 pontos porcentuais, para mais ou para menos. As simulações alternam quatro cenários mais prováveis atualmente para a disputa (veja quadro), incluindo Marconi e Iris, o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB), o empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi (PMDB) e o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM).

Na pesquisa em que todos os pré-candidatos são apresentados ao eleitor, com empate técnico entre Marconi e Iris, o segundo colocado é Vanderlan, bem abaixo dos dois líderes, com 9%. Caiado aparece com 6,5%. O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), alcança 6%. Júnior do Friboi tem 4,7%. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), registra apenas 1,5%. (Com reportagem de O Popular)