quinta-feira , 28 março 2024
Imprensa

Euler Belém chama o 24Horas de “boca maldita” (gostamos) e diz que acusação de arapongagem é “ficção”

Veja nota do editor-chefe do Jornal Opção, Euler Belém, sobre a acusação do jornalista Leandro Fortes ao blog 24 Horas (Leandro “inventou” uma denúncia maluca, segundo a qual o blog teria ‘”roubado” um site do empresário Júnior Friboi que nem sequer foi ainda ao ar, veja notas nos links abaixo):

CartaCapital garante que Júnior do Friboi foi vítima de grampolândia. Mas terá sido mesmo?

O ex-acionista da JBS Friboi acusa o Goiás 24 Horas de ter divulgado informações de um site que ainda nem foi ao ar

Jornalistas contam que, às portas do fim do mundo, a “Folha de S. Paulo” o anunciaria assim: “O fim do mundo está próximo, mas 55% discordam”. Ao anunciar a “volta” da inflação, a “CartaCapital” poderia dizer: “É culpa do Daniel Dantas, o Orelhudo”. No caso da grampolândia americana, depois de “ouvir” o ex-espião da CIA Edward Snowden e o advogado Glenn Greenwald, colunista do “The Guardian”, o editor da revista poderia escrever um título mais tropicalizado: “O governador de Goiás, Marconi Perillo, está envolvido com Barack Obama”. Uma ficção científica de primeira. Na segunda-feira, 15, o repórter Leandro Fortes volta a mencionar a “grampolândia em Goiás”. Nas primeiras reportagens, publicadas na revista impressa, o competente profissional destacou que havia uma grampolândia no Estado e que seu principal agente era o radialista Luiz Gama, que estaria a serviço do governo. Ainda que a grampolândia seja um fato, restou provado o envolvimento de Marconi? Até o momento, não. Agora, segundo a “CartaCapital”, na internet, o site Goiás 24 Horas teria divulgado “informações roubadas por arapongas goianos” do empresário Júnior do Friboi. Este, pré-candidato a governador de Goiás, estaria criando um site e os repórteres do Goiás 24 Horas teriam divulgado suas informações antes de o próprio vulgarizá-las.

Segredos vazam — cada vez mais, e Edward Snowden, mãos de tesoura da espionagem internacional, está aí para nos endossar. Os segredos da bomba atômica norte-americana vazaram para a União Soviética com relativa facilidade. O governo norte-americano fez quase o impossível para protegê-los, mas não conseguiu. Friboi, que não tem o mesmo sistema de segurança, lamenta que seu segredo de polichinelo tenha vazado. Nota a “CartaCapital”: “Em um dos posts, inclusive com imagens tiradas do site nunca publicado do empresário, a turma de espiões trapalhões confessa o crime. ‘Está no forno o novo site do magnata’, avisa o Goiás 24 Horas, para em seguida avisar: ‘O site vai entrar no ar com o endereço www.josebatistajunior.com.br’, afirma ao se referir a um domínio de internet inativo. Tanto que, ao clicar no endereço, o internauta recebe o seguinte aviso: ‘Blog do José Batista Júnior — em manutenção’”.

Há possibilidade de espionagem? Sempre há. Mas vale transcrever a explicação do site Goiás 24 Horas. O site, editado pelo jornalista e escritor Cristiano Silva, ironiza: “Nem o governo dos Estados Unidos conseguiria” hackear “um site que” ainda “não” está “no ar”.

Segundo o polêmico site, espécie de boca maldita de Goiás, “os geniais desenvolvedores contratados por Júnior Friboi fizeram testes com o site e, em vez de hospedar a página em um link com outro nome (para preservar o sigilo dos testes), resolveram também genialmente postar o material no próprio endereço que vai ser usado, identificado com o nome do rei da carne [José Batista Júnior, o Friboi, é irmão dos sócios da JBS Friboi e outras empresas]. Aí, dançaram. O 24 Horas descobriu imediatamente o site, mediante um recurso banal ao alcance de qualquer cidadão: uma pesquisa no Google”.

Afinal, são trapalhões os supostos espiões ou os técnicos-assessores de Friboi? Como Friboi não sabe se vai pedir uma investigação a respeito, fica-se com a impressão de que sua equipe falhou. Como não entende do assunto, pois é pouco afeito à internet e seus meandros, pode ter confiado na versão que lhe foi passada por aqueles que, quem sabe, cometeram o erro.

De qualquer maneira, é preciso mesmo fazer uma investigação ampla sobre arapongagem em Goiás. Entretanto, como a polícia local não se interessa pelo assunto, o Ministério Público Federal deveria investigá-la, com o apoio da Polícia Federal. A arapongagem em Goiás é um caso muito sério… como, de resto, em todo o país.

 

LEIA MAIS:

Piada: Leandro Fortes (ele, de novo) denuncia que site de Friboi foi hackeado. Mas quem se interessaria…?

Página de Friboi na internet já vai estrear com uma mentira. Lá diz que o PMDB está unido

Só blábláblá: novo site de Friboi não traz uma única proposta do empresário para Goiás

Página de Friboi noticia presença dele nos eventos, mas nunca informa o que ele falou

Nota zero pra ele: site de Friboi acentua nome de Iris e erra sobrenome de Maguito

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...