quinta-feira , 18 abril 2024
EleiçõesGoiás

Quatro dias após o Ibope, Fortiori indica melhora na aprovação de Marconi. Tucano tem 35,9% de positivo

Veja matéria publicada pelo jornal O Hoje, sobre a pesquisa Fortiori, que avaliou o desempenho de Marconi:

Aprovação de Marconi melhora

Governador é aprovado por 35,9% entre bom e ótimo, segundo pesquisa do Instituto Fortiori, mas cresce também a desaprovação
Flávia Guerra

Pesquisa realizada pelo Instituto Fortiori Pesquisa, Diagnóstico e Marketing, entre os dias 10 e 15 de julho, revela crescimento da aprovação do governo de Marconi Perillo (PSDB) no primeiro semestre de 2013. O levantamento foi realizado em 66 cidades goianas e aponta nível de aprovação de 35,9%, 1,8% a mais do que o registrado em dezembro de 2012. A avaliação positiva do desempenho do governador à frente do governo também apresentou crescimento de 36,8% para 41,2%, no mesmo período.
No entanto, de acordo com a pesquisa de avaliação administrativa, feita para o Jornal O Hoje e TV Record, o número de eleitores que desaprovam o governo também cresceu. Em dezembro de 2012, o número de eleitores que avaliavam o governo como “ruim” ou “péssimo” chegava a 24,9%. No último levantamento, esse percentual subiu para 27,7%. O desempenho do governador Marconi Perillo foi reprovado por 36,1% dos eleitores, contra 35,5% apontado no fim do ano passado.
Segundo o estudo, o desempenho do governador obteve os melhores índices de aprovação nas regiões sul/sudeste e norte. A maior taxa de desaprovação do trabalho realizado pelo tucano continua sendo na Capital. A desenvoltura de Marconi Perillo frente ao governo obteve ainda maior grau de aprovação entre os eleitores com baixo grau de escolaridade. A desaprovação foi maior entre os entrevistados com ensino superior.
De acordo com o levantamento, o número de pessoas que não aprovam nem desaprovam o desempenho do governador caiu. Em dezembro do ano passado, esse percentual era de 27,1%. Em julho, esse número caiu para 20,7%. A análise do desempenho apresentou equilíbrio entre os sexos, com 41% de aprovação entre o público masculino, e 41,3% entre as mulheres. A taxa de desaprovação ficou em 37,8% e 34,5%, entre homens e mulheres, respectivamente.
Quando o questionamento é sobre o tipo do governo realizado em Goiás, a aprovação – soma dos que consideram “ótimo” ou “bom” – é 8,7% maior do que a reprovação – soma dos que classificam como “ruim” ou “péssimo”. A maior parcela dos que consideram “bom” o governo realizado por Marconi foi registrada na região sul/sudeste. A maior parte dos que consideram o governo “péssimo” foi registrada em Goiânia. No total, a avaliação “regular” somou 33,6%.
Perfil e metodologia
O estudo ouviu 1.210 pessoas em todas as regiões do Estado. Desse total, 49% eram homens e 51%, mulheres. Os jovens, de 16 a 24 anos de idade, somaram 21,5% dos entrevistados. Adultos entre 25 e 34 anos eram 27,5%. As pessoas com idade entre 35 e 49 somaram 29,3%, enquanto os entrevistados com 50 anos ou mais eram 21,7%. Quanto ao nível de instrução, a maior parte dos entrevistados possui segundo grau (38,8%), enquanto os com primeiro grau somaram 28% e os com nível superior, 16,5%. Pessoas com o nível primário de escolaridade somaram 16,7%.
O Instituto Fortiori ouviu pessoas em 66 cidades, entre grandes e pequenos municípios, no intervalo entre 10 e 15 de julho. Os entrevistadores percorreram cidades como Luziânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Santa Helena, Itumbiara, Morrinhos, Porangatu, Formosa, Goianésia, Pirenópolis, Jataí, Santa Helena, Cidade Ocidental e Ceres, entre outros. Para um intervalo de confiança de 95%, a margem de erro máxima é de 3%, de acordo com o próprio instituto.