quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Equipes de Infraestrutura trabalham na recuperação de galerias pluviais em Aparecida

A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia está executando as obras de recuperação da Rua Itatiaia, no setor Conde dos Arcos. De acordo com a pasta, as chuvas intensas no fim do ano passado e o descarte irregular de lixo e entulho ocasionaram o rompimento da galeria pluvial, sistema de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento das águas das chuvas captadas pelas bocas de lobos.

O maquinário da Seinfra está implantando uma nova tubulação, que comporta um volume maior de água e o aterramento da erosão que se formou no local. Em seguida será refeita a pavimentação asfáltica e meio-fio da pista. As obras de infraestrutura tiveram início em 21 de dezembro de 2020 e o término está previsto para o próximo dia 20 de janeiro.

As equipes da Seinfra atuam ainda na Avenida Itamaraty, no setor Pontal Sul, que também foi afetada pelo rompimento da galeria pluvial. No local foi implantado um poço de visita (caixa de concreto que une dois trechos consecutivos de uma galeria e pode receber os condutos de conexão das bocas de lobos), além de um dreno (camada feita com pedra quando tem mina d’água ou nascente).

De acordo com o diretor de Obras da Seinfra, o engenheiro César Augusto, a administração municipal tem tido a responsabilidade de resolver demandas pontuais e executar serviços de infraestrutura em toda a cidade. “Nessa época de intensas chuvas é comum surgirem esse tipo de demanda. Mas temos trabalhado com agilidade e técnica para resolver os chamados de manutenção viária e, claro, proporcionar melhores condições de rolamento, comodidade e segurança nas vias urbanas do nosso município”, afirmou.

Conscientização e fiscalização

Em 2020 as equipes da Seinfra realizaram a manutenção e limpeza de 1.800 bocas de lobos em Aparecida. César Augusto ressalta que para preservar as condições das vias públicas, bem como evitar interdições, é preciso que a população colabore com a limpeza da cidade, pois quando chove, a enxurrada leva todos os resíduos para dentro das tubulações.

“O lixo das residências e dos comércios devem ser depositados corretamente em sacos fechados e depois em lixeiras para o recolhimento. Pois o lixo e o entulho descartados em locais inadequados podem causar o entupimento das bocas de lobos e a partir disso outros problemas como esse no setor Conde dos Arcos podem surgir. É importante as pessoas terem consciência disso e a ajudar o poder público a manter a limpeza da cidade”, orientou.

O secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Claudio Everson, acrescenta que o descarte irregular de lixo e entulho é considerado um dos maiores problemas ambientais na cidade. “O poder público cumpre o seu papel que é o de fiscalizar, notificar e realizar a limpeza urbana, mas é necessário que a população nos ajude com esse trabalho”.

Para denúncias a população pode acionar a Central de Atendimento da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, que funciona 24h, pelos telefones 3238-7216/7217 ou enviar vídeos e mensagem de texto para o número de WhatsApp 98459-1661.