quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Goiânia recebe cota de 30 mil doses de Coronavac

Goiânia conta com 30.160 doses da vacina Coronavac, que chegaram no início da tarde desta segunda-feira (18) e já foram disponibilizadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que inicie a vacinação. No final da tarde, o prefeito Rogério Cruz esteve na Diretoria de Vigilância e Epidemiologia da SMS para conferir a câmara fria onde os imunizantes estão armazenados.

A câmara fria tem cerca de 69 metros cúbicos, com capacidade para receber mais de 4 milhões de doses. O prefeito Rogério Cruz lembrou que as vacinas vão beneficiar muitas pessoas. “Estamos muito felizes em receber aqui na nossa capital essa primeira remessa da vacina, que será aplicada em idosos que vivem em abrigos e profissionais da saúde, pois eles têm realizado, especialmente para nós de Goiânia, um trabalho fenomenal”, disse o prefeito.

Rogério Cruz aproveitou a oportunidade  para fazer um agradecimento especial aos servidores da Saúde que atuam na linha frente. “Parabéns a vocês, servidores da Saúde, por estarem à frente desse trabalho em todo período da pandemia salvando vidas. Muito obrigado pelo empenho e dedicação”, saudou Rogério Cruz, que estava acompanhado do vereador Sandes Junior, do secretário particular, José Alves Firmino, e da Diretoria de Vigilância e Epidemiologia da SMS, Grécia Pessoni.

Neste primeiro momento, conforme explicou Grécia Pessoni, a campanha atende ao Plano Estratégico de Vacinação para a capital. “Nesta primeira fase serão enviadas equipes para vacinar idosos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19”, explicou.  “As ações serão realizadas de forma ágil, segura, sem aglomerações e com foco no atendimento aos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde.

A diretora de Vigilância e Epidemiologia disse que 30.160 pessoas serão vacinadas e que o Ministério da Saúde garantiu à pasta o envio da segunda remessa em 30 dias para que a segunda dose do imunizante seja aplicada no público atendido nesse primeiro momento.

Grécia Pessoni enfatiza que os técnicos da SMS vão até os abrigos e hospitais de Goiânia para aplicar as vacinas. “Serão atendidos 28 abrigos de Goiânia e as 15 unidades de saúde que prestam atendimento exclusivo da Covid-19”, citou. Segundo ela, entre as unidades de saúde da capital estão o Hospital de Campanha para o Enfrentamento do Coronavírus (HCAMP), o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara e o Hospital das Clínicas. “A vacina irá até onde está o público alvo”, concluiu.