quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Aparecida deve imunizar 40% dos profissionais de saúde a partir de quarta-feira (20)

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia terá início na próxima quarta-feira (20), a partir das 8h. A primeira etapa terá 7,2 mil doses da Coronavac e deve imunizar 40% dos profissionais de saúde que trabalham no município, tanto na rede pública quanto na privada. Prioridade são aqueles que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos também serão vacinados.

Ao todo, serão cinco postos de vacinação na cidade (confira abaixo), sendo que dois deles funcionarão em forma de drive-thru. As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, entre às 8h e 20h. Aos sábados e domingos o horário é de 8h às 14h.

Conforme explicou a coordenadora de Imunização de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vão se deslocar até unidades hospitalares para imunizar os profissionais de saúde. De acordo com ela, a mencionada medida e a ampliação de horário de atendimento tem objetivo de evitar aglomerações possíveis aglomerações e filas nos postos de vacinação.

Renata ressalta que o plano de vacinação de Aparecida segue a determinação do Ministério da Saúde quanto ao atendimento aos grupos prioritários. Segundo ela, quatro etapas de aplicação das doses devem ocorrer ao longo do ano. Na primeira estão os já mencionados idosos e pessoas com deficiência que moram em abrigos, assim como profissionais da saúde.

Na segunda etapa, estão previstos idosos em geral que possuem entre 60 e 74 anos, além de trabalhadores da área da Saúde que ainda não tiverem sido vacinadas. Na terceira, serão contempladas pessoas com algum tipo de comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Já a quarta etapa vai imunizar professores, profissionais da segurança pública e salvamento, funcionários do sistema prisional, população carcerária, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros e, possivelmente, profissionais da imprensa.