sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

64% dos idosos de casas de permanência e seus cuidadores já foram vacinados em Anápolis

No segundo dia de vacinação da Covid-19 em Anápolis, 355 moradores de abrigos de longa permanência e seus cuidadores já foram imunizados. A perspectiva é de que até quarta-feira, 20, a vigilância sanitária finalize essa primeira etapa da vacinação. O próximo passo, conforme protocolo do Ministério da Saúde, são os profissionais da linha de frente do Covid-19.

Das 10 instituições de longa permanência dos município, já foram visitadas o Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva (onde mora a primeira pessoa vacinada em Anápolis, Maria Conceição Silva, 73 anos); Abrigo Evangélico Jesus Cristo é o Senhor; Casa Bethânia e Asilo São Vicente de Paula; Mohran e Fraternidade Arca de Maria. Na prática, equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem foram in loco, fazer a vacinação de cada um de seus moradores e seus funcionários.

A depender da quantidade de vacinas que continuarem em estoque das 5.960 que foram destinadas à Anápolis, inicia-se o agendamento dos idosos, a começar por aqueles de idade igual ou superior a 90 anos, continuando para igual ou superior a 85 anos, depois igual ou maior de 80 anos e assim por diante. Essa etapa, será feita por agendamento, via Zap da Saúde – sistema já utilizado para diversos fins há mais de um ano em Anápolis.

Todas as vacinações são registradas com o número do lote, data e horário – cuidados necessários para a marcação da aplicação da segunda dose, além de identificar o medicamento em caso de possíveis reações à vacina.