sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Anápolis já inicia vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da COVID-19

Elisângela Gomes de Oliveira, 48 anos, a enfermeira que recebeu o primeiro paciente com Covid-19 no Centro de Internação Norma Pizzari, em março de 2020, foi também a primeira profissional de saúde da linha de frente da pandemia no município a receber a vacina contra o coronavírus nesta quarta-feira, 20. “Isso aqui é a minha vida, cuidar das pessoas. Estou feliz demais. Logo vou poder abraçar minha mãe!”, comemorou.

A enfermeira foi a primeira de um total de 1.439 profissionais da rede municipal de saúde que serão vacinados neste momento. Eles atuam no Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves, Hospital Municipal Jamel Cecílio, UPA Alair Mafra de Andrade, SAMU e das Unidades de Referência do Coronavírus (URCs) do Parque Iracema, Bairro de Lourdes e São José. “Já estamos levantando também o quantitativo das unidades conveniadas para que possamos vacinar os profissionais”, destacou o prefeito Roberto Naves no ato da vacinação, acompanhado do secretário municipal de Saúde, André Braga.

Já foi finalizada a imunização de moradores de abrigos de longa permanência. Ao todo foram 485 pessoas. Paralelamenete à vacinação dos profissionais da linha de frente do Covid-19, começa nesta quinta-feira, 21, o agendamento dos idosos, a iniciar por aqueles de idade igual ou superior a 90 anos, continuando para igual ou superior a 85 anos, depois igual ou maior de 80 anos e assim por diante – a depender da chegada de novas remessas. Essa etapa, será feita por agendamento, via Zap da Saúde – sistema já utilizado para diversos fins há mais de um ano em Anápolis.

Todas as vacinações são registradas com o número do lote, data e horário – cuidados necessários para a marcação da aplicação da segunda dose – além de identificação de medicamentos em caso de possíveis reações à vacina.